Projecto 'GIRO' no Cabo Girão seleccionado para Encontro Nacional de Ecologia
O 'GIRO – Projecto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão' foi selecionado para participar no Encontro Nacional de Ecologia 2021, como exemplo de “Conhecimento ao Serviço das Áreas Classificadas”. O evento é promovido pela Sociedade Portuguesa de Ecologia, durante os dias 1 a 4 de Dezembro na cidade portuguesa de Ponte Lima.
A comunicação 'Estratégia de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão: Conhecer para Preservar' criada pela Ecóloga Adriana Gonçalves do Núcleo de Estudos e Projectos AIG, será o único projecto a representar os territórios insulares.
“Com o lançamento do Pacto Ecológico Europeu e da nomeação das Nações Unidas, da década do Restauro Ecológico e da Ciência para a Sustentabilidade, esta representação do projeto GIRO neste Encontro Nacional de Ecologia vem demonstrar a sua pertinência no território regional e ainda, como este projecto-piloto pode ser replicado por outros espaços protegidos” afirma Marco Teles, presidente da Associação Insular de Geografia.
Já a coordenadora do projecto, Ana Neves, sublinha a "necessidade de consolidar dados junto da ciência para melhor gerir situações de crise". "Criar as bases informativas para a capacitação e apoio à tomada de decisão nos diversos âmbitos da gestão territorial, foi desde 2019 um dos objectivos GIRO", vincou, revelando que o projecto engloba actualmente 71 indicadores de acompanhamento que permitem gerar 312 resultados anuais, #fundamentais para criar medidas de conservação e gestão daquele espaço.”
Este projecto dedicado ao conhecimento e valorização do Cabo Girão, é promovido pela Associação Insularcde Geografia com fundos comunitários, e conta como parceiros a Câmara Municipal de Câmara de Lobos e a entidade gestora desta área protegida.