5 Sentidos

MADEIRADiG’21 começa hoje no Centro Cultural John dos Passos

None
Foto Facebook MADEIRADiG’21 

É hoje, quinta-feira, 2 de Dezembro pelas 21:30h, no Centro Cultural John dos Passos, que tem início a 17.ª edição do MADEIRADiG – Festival Internacional de Música e Arte Digital.

Após um ano de hiato, devido à pandemia de COVID19, está de volta o festival organizado pela APCA – Madeira em pareria com a Estalagem da Ponta do Sol e a agência Digital in Berlin.

No arranque da edição de 2021, o convite é para o concerto de abertura a cargo do madeirense João de Nóbrega Pupo.

Na bagagem, traz 'The Death of Truth', album que sucedeu a Sonified Notations, a estreia do músico e compositor madeirense com a chancela da Coletivo Casa Amarela. O seu sucessor, que volta a receber o carimbo da editora de Bruno Pereira, dá um importante passo em frente.

Pensado inicialmente para uma performance na edição de 2020 do festival Madeiradig, que acabou por ser adiado devido à pandemia, o segundo álbum do músico e compositor madeirense apresenta seis novas composições de cariz ambiental, planantes e fundamentalmente elevtrónicas, mas que também fazem recurso ao analógico através do uso de guitarras, pianos e ocasionais monólogos (Teresa Arega contribui com vozes na faixa “Is It an Odd Number”).

Também a partir de hoje fica patente no hall do elevador de acesso à Estalagem da Ponta do Sol, a instalação sonora 'CARGA', da autoria de Sara Rodrigues e Rodrigo Camacho, que se prolonga pelos restantes dias do MADEIRADiG.

Com um sistema de som multicanal, e materiais visuais e sónicos diversos, esta instalação sonora pretende apresentar, numa linguagem revestida de contemporaneidade, aspectos sonoros do Património Imaterial local, nomeadamente as denominadas “cantigas de carga”.

O festival MADEIRADiG conta com os apoios da DGARTES, no âmbito do apoio a projectos de programação e desenvolvimento de públicos e da DRC, através do MUDAS. - Museu de Arte Contemporânea da Madeira do Centro Cultural John dos Passos.

As portas abrirão pelas 21:15 sendo que as entradas para o concerto desta noite são gratuitas e limitadas à lotação do espaço, havendo à entrada que apresentar certificado de vacinação e teste TRAg negativo.

Para os concertos do MUDAS, que se realizam de 3 a 6 de Dezembro, existem ainda bilhetes disponíveis a partir do website do Festival em madeiradig.com, situando-se os preços nos 17 euros diários, sendo que se aplicam descontos para jovens até aos 21 anos, maiores de 65 e estudantes (12 euros).