Coronavírus Madeira

Câmara do Porto Santo só reabre depois do Natal devido a surto de covid-19

O presidente da Câmara está entre os infectados já confirmados

Foto DR
Foto DR

A Câmara Municipal do Porto Santo viu-se forçada a encerrar os seus serviços devido a um surto de covid-19 identificado nos últimos dias na Ilha Dourada. Ficam limitados o atendimento ao público, passando todos os funcionários que não se encontrem em isolamento ao regime de teletrabalho.  

O normal funcionamento só será retomado no dia 27 de Dezembro, depois do período festivo do Natal, e caso a situação pandémica local se encontre devidamente controlada. "Quaisquer pretensões ou entrega de documentos, devem ser remetidas via e-mail para [email protected]", refere a Câmara Municipal. 

As autoridades de saúde já deram conta de 11 casos positivos confirmados no Porto Santo, no dia de ontem, havendo outros 12 a aguardar confirmação por teste PCR, uma vez que o teste rápido acusou infecção por SARS-CoV-2.

Ontem, a autarquia, através da sua página de Facebook, deu conta de que, "na sequência dos testes antigénio semanais, que vêm sendo realizados aos funcionários do município, foram detectados casos positivos, no Edifício de Serviços Públicos e Parque de Materiais, pelo que importa em conformidade, alterar o Plano de Contingência em vigor", líamos numa nota assinada por Artur Ferreira, o presidente em exercício. 

De entre as alterações implementadas destacam-se as restrições no funcionamento do Cemitério de Santa Catarina, o único do Porto Santo. Ficam proibidos os velórios; os funerais realizados no referido cemitério ficam limitados à participação de 20 pessoas, desde que salvaguardado o distanciamento social recomendado; as agências funerárias passam a transportar o caixão e as flores para a capela e desta para até ao local de inumação. 

Pelo menos até 27 de Dezembro, ficam encerrados o canil/gatil municipal, a ecoteca, a biblioteca, as casas de banho públicas, a sala de exposições e os parques infantis e parque de merendas do Tanque.

Conforme também já foi noticiado ontem, todas as actividades e eventos públicos da responsabilidade do Município ou dos quais este seja parceiro, designadamente espetáculos/eventos sociais, culturais, desportivos e/ou recreativos, incluindo os de Natal, foram cancelados.   

Presidente entre os infectados

Entre os infectados estão pelo menos seis elementos da autarquia, entre eles o próprio presidente da Câmara Municipal, Nuno Baptista. Conforme revelou ao DIÁRIO fonte do gabinete do autarca, os funcionários infectados estão afectos a diferentes serviços, pelo que o contágio terá ocorrido fora do contexto profissional. 

Quanto ao presidente da Câmara, "é mais um infectado como os outros", apontou a mesma fonte, dando conta de que estava a cumprir isolamento numa unidade hoteleira local destaca para esse fim. 

Nuno Baptista participou, esta semana, na Madeira, na reunião da Assembleia Intermunicipal da AMRAM, que juntou vários presidentes de Câmara da Região. No encontro, presidido por Emanuel Câmara, foram cumpridas todas as regras de protecção individual estipuladas, nomeadamente o uso da máscara e o distanciamento social, apurou o DIÁRIO.