'Gonçalves Zarco' em mobilidade Erasmus+ na ilha de Reunião
No âmbito do programa Erasmus+, alunos portugueses e italianos realizaram, entre 29 de Novembro e 9 de Dezembro, a última mobilidade do projecto 'No Man Is An Island' (NOMI), à região ultraperiférica francesa, ilha da Reunião.
O projecto NoMi teve a duração de 3 anos, com início a 1 de Setembro de 2018 e conclusão a 21 de Dezembro de 2022. Tendo surgido da necessidade de abordar temas cruciais tais como: globalização, migração, riqueza cultural e inovação em educação. Os seus objectivos principais foram o aprofundar o significado do ser cidadão europeu, promovendo a nossa herança cultural; o debater a vertente multicultural da cidadania europeia; e o criar novos percursos educacionais que integrem as TIC.
Numa época em que falar de educação, deve ser falar de educação de todos e para todos, são projectos como este que nos permitem criar estruturas que potenciam o sucesso de todos. Ao longo dos seus 3 anos de implementação foram atribuídos ao projecto NoMi 6 Selos de Qualidade (3 nacionais atribuídos pela Agência Nacional Portuguesa e 3 europeus atribuídos pelo Central Support Service), tendo sido seleccionado pelas Agências Nacionais Italianas e Espanholas como exemplo de boas práticas.
O projecto contou com 6 parceiros – Itália, Portugal, Finlândia, França (Tahiti), França (Ilha de Reunião) e Espanha, contudo, devido a restrições impostas por cada escola parceira relativamente ao COVID apenas os parceiros Italianos e Portugueses se deslocaram à Ilha de Reunião, os restantes participaram nas actividades virtualmente.
"No que diz respeito à última mobilidade em particular, após uma calorosa e amistosa recepção por uma comitiva de professores e alunos do liceu La Salle Saint-Charles, sucederam-se duas semanas intensas, repletas de actividades diversificadas e enriquecedoras, de partilha de saberes e de experiências entre professores e alunos e, ainda, a oportunidade de conhecer paisagens de cortar a respiração, uma vegetação tão diversificada quanto luxuriante e de contactar com uma cultura que funde tradições crioulas e influência francesa. Escola Gonçalves Zarco
Ao longo das manhãs no liceu La Salle Saint-Charles com assistência livre a aulas, realização de debates, gravação de podcasts, Twinspace logbook e outras atividades (glossário, C.V. Europeu), a escola destaca o encontro entre a docente Maria Pereira com outros professores e alunos visitantes e alunos e professores locais para a partilha de experiências no âmbito do projecto de tutoria entre pares, projecto Tutores Juniores/AltamenteGZarco.come da escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.
Na senda da descoberta das tradições culturais da ilha, foi realizada uma visita guiada pela cidade de St. Pierre em busca da herança religiosa fruto da diversidade étnica e cultural. No contexto socioeconómico, tivemos a oportunidade de visitar o museu Stella Matutina e de compreender o impacto que a produção de cana sacarina continua a ter na economia local. Ainda no espaço socioeconómico, visitamos o Domaine du Café Grillé e pudemos acompanhar a história da produção local de café. Escola Gonçalves Zarco
A viagem étnica e cultural culminou com a visita ao maior mercado local, realizado ao ar livre, repleto de produtos frescos, artesanais e étnicos.
A alegria e boa disposição entre comerciantes, população local e turistas era contagiante. Dias cheios de contrastes. Subidas até 2 354 metros de altitude para ver um dos vulcões mais activos do planeta que, nesse dia, esteve sempre envolto em nevoeiro e o Cirque de Cilaos, vila pitoresca entre montanhas classificada património natural da humanidade. Descida, junto à costa marítima, para visitar o Jardin des parfums et des épices, rodeado por uma vegetação endémica luxuriante sob um calor que atingia os 30 graus celsius. Escola Gonçalves Zarco
A cerimónia de despedida foi preparada e ensaiada pelos alunos do liceu La Salle Saint-Charles e alguns alunos e professores visitantes que executaram, "com brio e trajados a rigor", a dança tradicional Moring.
Tendo esta sido a última viagem do projecto, as coordenadoras Stefanie Amaranthe (Reunião/França), Elena Pezzi (Bolonha/Itália) e Alexandra Francisco (Madeira/Portugal) presidiram a sucessivas reuniões para definição de compromissos e tomada de decisões relativamente não só à criação de novos projectos, mas também a todo o trabalho a ser implementado para a partilha dos resultados do projecto e o seu impacto nas escolas parceiras. Escola Gonçalves Zarco