5 Sentidos

Presépios em miniatura expostos no Campanário

None

Abriu, esta sexta-feira, ao público, no Espaço do Artesão, na freguesia do Campanário, a exposição de presépios em miniatura da artesã Andreia Nóbrega, que, desde 2005, desenvolve o projecto 'Ao sabor da Onda'. 

A mostra, que junta 65 peças originais feitas de diferentes materiais ligados ao mar, entre conchas, búzios ou materiais reciclados, vai estar patente ao público até 15 de Janeiro. 

Os trabalhos são feito com massa fimo, material semelhante à plasticina. Depois de moldadas com perícia, as peças vão ao forno para solidificar. Segue-se a pintura que tem sempre a ver com as cores do traje regional, numa alusão à Madeira e às suas tradições, terminando com a colagem em vários objectos.

Para Andreia Nóbrega, é possível transformar qualquer objecto em arte, desde que haja criatividade, inspiração e um pouco de paciência. O artesanato já foi a sua actividade principal, mas é actualmente um ‘hobbie’ que faz com muito gosto. Os coleccionadores procuram muito os presépios em miniatura, assim como pessoas que querem oferecer algo diferente e acessível em termos de preço. Os valores oscilam entre os 5 e os 60 euros, sendo as mais caras peças únicas.

Sobre o projecto, a artesão refere que ele próprio vai ao "sabor das ondas". "Ora faço costura criativa, ora faço presépios em miniatura, ora workshops, bem como enfeites para a árvore de Natal”, explica.

Quanto a esta exposição, Andreia Nóbrega vê como uma “excelente oportunidade para mostrar a marca a mais pessoas", dando “mais visibilidade” a um produto cem por cento regional.

Por ser um tema alusivo na Natal, a artesã gostaria de ver esta mostra integrada no roteiro de visita aos presépios que todos os anos é feito por várias entidades e instituições.

Como já referido, a exposição vai estar patente ao público até 15 de Janeiro, podendo a mesma ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas, e aos sábados, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita.