Madeira

MPT defende refeições gratuitas nas escolas

None

O MPT Madeira veio hoje a público defender a disponibilização de refeições gratuitas nas escolas, em todos os ciclos de ensino.

"O MPT considera que, ao abrigo do princípio da igualdade instituído na Constituição da República Portuguesa, devem ser fornecidas refeições gratuitas (pequeno-almoço, almoço e jantar) nas escolas aos alunos, incluindo nas Universidades públicas, pois é necessário um corpo saudável e energético para ter disponibilidade para aprender", refere Valter Rodrigues  em nota remetida à imprensa. 

O coordenador do MPTA alerta que "a má nutrição pode ser a causa da taxa de insucesso superior nas zonas de menores recursos económicos", sendo a dificuldade de concentração é "um dos grandes sintomas de uma alimentação deficitária ou inadequada". 

"Crianças mal alimentadas terão maior dificuldade na realização das atividades propostas. Já uma alimentação saudável faz com que o aluno adoeça menos, falte menos às aulas e ainda, tenha um melhor desempenho", sustenta. 

"Esta política promoverá a igualdade de oportunidades entre alunos", enfatiaza, acrescentando que, "no caso de alunos universitários, esta política poderá fazer a diferença entre um aluno desistir da Universidade por falta de recursos económicos e manter-se".