Turismo Madeira

Vai começar o 46.º Congresso da APAVT

"Madeira, tão tua" dá o mote para evento que junta mais de 700 congressistas em Aveiro

None

Está tudo pronto para que o 46.º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) possa começar. Subordinado ao tema "Reencontro", o evento  conta com a participação de mais de 730 pessoas ligadas ao sector, tornando-o o maior de sempre.

A sessão de abertura será presidida por Marcelo Rebelo de Sousa. O secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus,, também marca presença no arranque dos trabalhos, a par de Gabriel Gonçalves,, o delegado da APAVT na Madeira.

Ao DIÁRIO, o governante madeirense mostrou-se esperançado num encontro quer reactive parcerias e proximidade. 

Depois do último Congresso Anual da APAVT, que decorreu na Madeira, o que se pode esperar desta edição em Aveiro?

O que se pode esperar é o que se perspetiva sempre que se realizam eventos desta dimensão e importância: que seja profícuo, tal como o foi na Madeira, e que permita um grande contributo para o sector e para economia em geral.

No nosso caso particular, sublinho a relação forte que temos com a APAVT, cimentada pelos anos, num percurso que trilhámos, e continuamos a caminhar juntos, o qual tem proporcionado condições para o desenvolvimento de uma verdadeira parceria de interesse relevante.

Recordo que o ano passado, demos um novo passo com a Madeira a ser escolhida como “Destino preferido” da APAVT. Em 2021 somos novamente, o que constitui um facto único na história da Associação, com a atribuição a um destino em dois anos consecutivos, de tal distinção.

Refiro igualmente a realização de projectos conjuntos como o ‘Madeira Specialist’, que tem na sua matriz divulgar cada vez mais e melhor o destino Madeira junto dos agentes de viagens.

Este relacionamento estreito com a APAVT, assim como com as agências de viagens e com os operadores turísticos nacionais, tem permitido resultados concretos. Desde 2015 que o mercado nacional regista continuamente um incremento nos seus fluxos turísticos. Este ano, de superação da pandemia, não foi excepção. Os portugueses continentais responderam às propostas lançadas e marcaram presença expressiva de férias na Madeira e no Porto Santo.

Em relação à Madeira, em Agosto, o mercado nacional representou cerca de 30% do nosso turismo. Eduardo Jesus.