Madeira

Governo Regional homenageia 1.º cuidador informal reconhecido com Estatuto da RAM

São 223 os cidadãos reconhecidos formalmente pelo Instituto de Segurança Social da Madeira como cuidadores informais, que a partir de hoje, passam também a dispor do Cartão de Identificação do Cuidador Informal, publicado ontem no Jornal da Região Autónoma da Madeira (JORAM), conforme e noticiou o DIÁRIO em primeira mão. 

Governo Regional avança com cartão do Cuidador Informal na RAM

As secretarias regionais de Saúde e Protecção Civil e Inclusão Social e Cidadania aprovaram um despacho conjunto que oficializa a criação do cartão de identificação do cuidador informal da RAM. A informação foi publicada, esta quinta-feira, dia 4 de Novembro, no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM).

A novidade foi confirmada, esta tarde, pela secretária regional de Inclusão e Cidadania, Rita Andrade, numa acção de reconhecimento do papel do cuidador informal na Região Autónoma da Madeira (RAM), que decorreu no auditório da Secretaria.

 Sabendo quem são estas pessoas e estando sinalizadas podemos dar-lhes apoio ao nível da informação e do acompanhamento. Rita Andrade

O referido cartão pode ser requisitado “em qualquer um dos postos da Segurança Social, ao longo da ilha, mas também aqui [na sede da Segurança Social]", nomeadamente, no Balcão do Cuidador Informal, onde terá também "um atendimento personalizado a este nível", explicou Rita Andrade.

O momento serviu também para homenagear o primeiro cuidador informal a obter o Estatuto do Cuidador Informal da Região Autónoma da Madeira (ECI-RAM), instituído numa iniciativa pioneira do Governo Regional, em Julho de 2019.

Gostaríamos, sobretudo, neste Dia Nacional do Cuidador Informal de dar visibilidade ao cuidador informal e sensibilizar todos aqueles que o são de forma anónima – temos já 223 pessoas reconhecidas como cuidadoras informais de acordo com o nosso Estatuto Regional – para podermos chegar a muito mais pessoas.

Na ocasião foi entregue um ramo de flores a Nélio Dias que tem ao seu cuidado o pai, um idoso de 94 anos. O momento ficou registado em vídeo.

É preciso saber gerir a vida, gerir as coisas bem, com o apoio familiar e com o grande apoio que a Segurança Social tem dado. Nélio Dias

A 5 de Novembro assinala-se o Dia Nacional do Cuidador Informal.

Governo Regional assinala Dia Nacional do Cuidador Informal

Assinala-se esta sexta-feira, dia 5 de Novembro, o Dia Nacional do Cuidador Informal.