DIÁRIO entrega tampinhas à Associação Portuguesa de Deficientes
As tampinhas de plástico recolhidas entre 11 e 15 de Outubro na Rua Fernão Ornelas, no âmbito de sensibilização ambiental levada a cabo pelo DIÁRIO, foram hoje entre à Delegação na Madeira da Associação Portuguesa de Deficientes.
Coube à responsável pela circulação do DIÁRIO, Susana Pimenta, entregar ao presidente da APD-Madeira, Filipe Rebelo, as tampas que foram deixadas no mural físico ecológico durante a semana de aniversário do nosso jornal e que implicam o compromisso de plantarmos 145 árvores/dia, em 145 dias, num total de 21.025 árvores no Parque ecológico do Funchal, uma operação que começa já este mês.
Filipe Rebelo agradeceu o gesto que reforça o projecto credível 'Dê uma tampa à indiferença' que este ano já angariou 28 toneladas de tampas.
Vamos mandar esta semana um terceiro contentor. Houve um crescimento muito grande neste pós-covid. Os centros comerciais, as farmácias e as escolas contribuíram mas destaco a importância do DIÁRIO em se juntar a este projecto. Através de uma tampa, - e agora com a subida do preço do petróleo este material valorizará - podemos dar resposta às pessoas que necessitam de material ortopédico, desde camas articuladas, almofadas de gel, próteses e cadeiras de rodas. Filipe Rebelo
Desde o início do projecto a Associação já recolheu cerca de 250 toneladas de tampas, vendidas a preços de mercado indexados ao preço do petróleo e que tem oscilado entre os 180 e os 500 euros à tonelada.
Filipe Rebelo garante que a APD apoia actualmente, de forma directa e indirecta, cerca de 600 pessoas.
[email protected] espera por si
Para além do mural físico, o DIÁRIO tem novos desafios no combate às alterações climáticas, a nossa grande causa em vigor até 10 de Outubro do próximo ano. Propomos que cada um deixe a sua marca ecológica disponibilizando um mural nossa plataforma digital.
Para o efeito, analise o seu meio envolvente e descubra um hábito que poderá mudar. Por exemplo, partilhe o que vai fazer e em que montante quer reduzir a conta da água ou da luz ou o que fará para alinhar na mobilidade sustentável. Conte-nos o que vai fazer para dizer não ao plástico, como vai dar preferência a produtos locais e nacionais ou como pensa inscrever-se em programas de voluntariado de apoio à reflorestação. Confidencie como leva a cabo a política dos 5 R’s e como pode ser pequeno agricultor, mesmo não tendo uma horta urbana, fazendo da sua varanda e do terraço a sua horta vertical.
Assuma o desafio na mudança desse hábito por um período de três meses. Envie o seu compromisso para o email [email protected], com os seus contactos e a descrição do compromisso que assumiu.
Todos os desafios aceites serão publicados em cilma.dnoticias.pt e para seu incentivo, irão posteriormente ser validados relativamente ao seu sucesso.