Ryanair e Binter
eber do Estado Português 3 milhões de euros em quatro anos para promoção do destino Madeira. Obviamente que se trata da compensação pela vinda da Ryanair com preços lowcost . Se é apenas por este valor, trata-se de uma operação altamente rentável para a Madeira e para o País, se considerarmos os preços baixos dos voos e a grande montra que a Ryanair propicia à Madeira pela Europa e no seu site.
Vem isto a propósito do contrato de concessão com a Binter que recebe 5.6 milhões de euros para a prestação do serviço público entre a Madeira e Porto Santo por um período de 3 anos. Mais 2.6 milhões que a Ryanair num contrato de concessão com menos um ano. Embora com objetivos e rentabilidades diferentes, a relação de valores é abismal se compararmos o plano de voos internacional da Ryanair com a rota doméstica da Binter e os preços praticados na ordem dos 150 euros por trajeto ida e volta.
Fica o registo de valores para reflexão e o serviço prestado pela Binter com altos preços e limitação de horários ao fim da tarde, não servindo os reais interesses dos portosantenses.
Ainda recordo quando o último voo inter ilhas era cerca das 23 horas.
J. L.