Universidade da Madeira acolhe III Jornada Insularidades - Margens. Prismas. Prospectivas
A 3 de Dezembro, das 16 horas às 19h30, no Anfiteatro 7 do Campus da Penteada e através da Plataforma Zoom, realiza-se a 3.ª Jornada Insularidades subordinada à linha de reflexão 'Margens. Prismas. Prospectivas'.
Esta iniciativa é realizada no âmbito do doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares da Universidade da Madeira (Faculdade de Artes e Humanidades /Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas).
O doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares é um 3.º ciclo de estudos interuniversitário, que tem por base um acordo estabelecido entre três universidades insulares e periféricas – Universidade dos Açores, a Universidade da Madeira, a Universidade da Córsega –, e uma instituição universitária central com um extenso historial de estudo das realidades insulares, o INALCO (Sorbonne Paris-Cité).
A abertura será presidida pelo reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Fernandes. Esta jornada conta com as participações de docentes e investigadores: Ana Cristina Correia Gil, Celina Martins, Dominique Faria, Joaquim Pinheiro, Paulo Figueira, Ana Isabel Moniz e Francisco Marques. As moderações ficam a cargo de Leonor Martins Coelho e Martina Emonts.
Esta terceira jornada pretende problematizar a ilha enquanto espaço geo-humano e lugar de criação literária e produção ensaística.