Madeira

Oito escolas da Ribeira Brava recebem bandeira verde Eco-Escolas

None

Oito estabelecimentos de ensino do concelho da Ribeira Brava receberam na segunda-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a bandeira verde Eco-Escolas pelo trabalho desenvolvido no ano lectivo 2020/2021 em prol do ambiente.

Através de comunicado, a autarquia da Ribeira Brava refere que o presidente Ricardo Nascimento agradeceu o contributo dos directores e dos professores associados ao projecto e recordou que nunca foi tão importante como agora falar de políticas ambientais pelo facto de não termos Planeta B, o que implica “preservar a nossa terra através da envolvência de todos, desde alunos, professores, educadores e comunidade em geral”.

Ciente da urgência em actuar, a autarquia salienta que "tem feito uma grande aposta na área ambiental". Para além do apoio ao projecto eco-escolas para que as crianças e jovens, muitos deles já adultos, implementem boas práticas ambientais e comportamentos defensores do ambiente, a Câmara juntou-se a sete municípios do país para desenvolver o projecto de Cidades Circulares que aposta na economia circular em detrimento da economia linear. No plano de acção está a reutilização de matérias-primas, como os RCDS (Resíduos de Construção e Demolição).

“Preocupa-nos não só o lixo do dia-a-dia, mas também o lixo das obras, denominado RCDS, muitas vezes espalhados pelas serras”,  Ricardo Nascimento, autarca, congratulando-se com o facto de uma empresa do concelho estar a reaproveitar os resíduos para a construção de blocos para a construção civil.

“No centro em remodelação da Meia-Légua, a realizar pela ARM, também terá um posto de recolha de RCDS, empresa que neste momento possui já um composto orgânico para a agricultura, fruto da compostagem, ao qual será realizada uma campanha para os nossos agricultores”, adiantou o autarca.

Por fim, destacou o facto de a Ribeira Brava ser reconhecida como município parceiro do projecto Eco-Escolas e congratulou o esforço e a dedicação dos professores, dos directores e de toda a comunidade escolar que permitiu a atribuição da bandeira verde a oito estabelecimentos de ensino, nomeadamente: EB1/PE do Campanário, EB1/PE da Corujeira, a EB1/PE/Creche da Ribeira Brava, a EB1/PE da Serra de Água, a EB1/PE da Tabua, Escola B + S Padre Manuel Álvares, Escola 2+3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade e Creche do Campanário.

Para este ano lectivo 2021/2022, a Universidade Sénior da Ribeira Brava junta-se à corrida por uma bandeira eco-escolas, assim como as escolas anteriormente mencionadas.