5 Sentidos

Governo Regional vai continuar a investir no património edificado

None
Foto Rui Silva /ASPRESS

O presidente do Governo Regional mostrou-se orgulhoso pelo "trabalho fantástico" realizado na obra de restauro dos tectos mudéjares da Sé do Funchal.

Miguel Albuquerque garantiu que o "Governo Regional vai continuar a investir no património edificado da nossa terra".

Declarações de Albuquerque na cerimónia de inauguração, está tarde, da referida obra na Sé do Funchal, promovida pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, e pela Diocese do Funchal.

A iniciativa contou com a participação da Orquestra Clássica da Madeira, que no final do seu concerto comemorativo apresentou a peça do madeirense Pedro Macedo Camacho intitulada 'From the Dark', concebida de propósito para a ocasião.

A intervenção de conservação e restauro teve início em Novembro de 2019. A sua importância reside na raridade dos tectos da nave central, naves laterais e transeptos, em estilo mudéjar, únicos em Portugal, tendo em conta a sua dimensão e características.

A obra foi financiada por fundos comunitários, sendo que o projeto “Conservação e Restauro dos tetos Mudéjares da Sé do Funchal”, no valor de 1.161.228 euros, foi aprovado em maio de 2019 com um apoio FEDER de cerca 987 mil euros, complementado com 174 mil euros do Orçamento Regional.