Empresa Panáribloco certificada para receber resíduos de construção e demolição
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava visitou esta sexta-feira, 26 de Novembro, juntamente com a secretária Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, a empresa Panáribloco, situada na freguesia do Campanário, que está licenciada para receber resíduos de construção e demolição (RCDS) e reutiliza esta matéria-prima para o fabrico de blocos.
Ricardo Nascimento considera que esta aposta na economia circular é uma “mais valia” para o concelho e vai "ajudar a proteger o meio ambiente, pois ao receber RCDS de obras, evita despejos ilegais nas serras e nos caminhos florestais".
O autarca recorda que a Câmara da Ribeira Brava, juntamente com mais sete municípios do país, está envolvida na Rede de Cidades Circulares.
"Esta empresa acaba por ser um exemplo ao reutilizar restos de obras para o fabrico de blocos, poupando nas matérias-primas que são escassas e cada vez mais caras", vincou.
O empresário João Silva, responsável pela empresa, explica que qualquer pessoa pode entregar os resíduos de demolição de obras, como blocos partidos, restos de areia e cimento, desde que cumpram com os requisitos exigidos, nomeadamente a aquisição de uma guia de acompanhamento de resíduos (e-GAR) emitida na plataforma SILiAmb.