Madeira

IEM encaminhou 1.504 desempregados para formação em 2 anos

None

O Instituto de Emprego da Madeira (IEM), em estreita cooperação com entidades formadoras da Região, desde Outubro de 2019, encaminhou 1.504 desempregados para formação, tendo em vista melhorar e diversificar as suas competências profissionais, aumentando assim a sua empregabilidade:

·      Programa Operacional da Madeira 2014-2020 (Madeira 14-20) - 760

Em articulação com o Instituto para a Qualificação, IP-RAM, nomeadamente, na área de atendimento, comércio, línguas estrangeiras e tecnologias de informação.

·      Projecto para Capacitação para o Empreendedorismo Agrícola - 212

Em estreita parceria com a Escola Agrícola da Madeira.

·      Programa de Emprego - Qualificar+ para Empregar – 304

·      Acções 'Capacitar' - 109

Articulação com o Instituto para a Qualificação, IP-RAM, para a divulgação das várias Ações Capacitar, dirigidas à população desempregada.

·      Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) - 13

Oficinas formativas, como sejam, a Oficina de Modelação de Barro, Oficina de Olaria, de embutidos e de Vimes.

·      Escola Básica Dr. Eduardo Brazão de Castro - 35

No âmbito do protocolo celebrado com esta escola básica, surgiu um novo projeto conjunto que visa disponibilizar, aos desempregados, formações modulares (3 a decorrer).

·      StartUP-Madeira – Projecto Requalificar+ Digital - 29

O Requalificar+ DIGITAL é um programa da Secretaria Regional da Economia, da Startup Madeira e da Universidade da Madeira, que visa requalificar população ativa com ensino superior, para a área da programação.

·      AIPES – Marketing Pessoal e Profissional – 42

Segundo a Secretaria Regional da Inclusão e da Cidadania em 2021, no âmbito do programa “Qualificar+ para Empregar” (Q+ E), foram apoiadas 28 acções de formação, envolvendo 304 pessoas em situação de desemprego, com níveis de qualificação de 2 a 4. O investimento total aprovado ronda os 3 milhões de euros.

Estão em curso e decorrerão em 2022, quer com a entidade formadora ‘Competir’, quer através de outras entidades formadoras certificadas na RAM, outros cursos em áreas muito diversificadas, como por exemplo:

- auxiliar de ação direta

- cuidadores de apoio domiciliário

- auxiliares de ação médica

- técnico de limpeza em unidades de saúde

- técnico de cozinha em unidades de saúde

- técnico de informação e animação turística,

- técnico comercial marketing

- cursos para assistentes administrativos;

Beneficiários dos cursos: obrigatoriamente, pessoas inscritas no Instituto de Emprego da Madeira, alinhadas com o perfil da acção proposta, possibilitando-lhes oportunidades de incrementarem/consolidarem conhecimentos teóricos e capacidades práticas, de modo a aumentarem as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho e também a sua permanência no mesmo.