Coronavírus Madeira

Calheta cancela eventos de Natal devido à covid-19

None

A Câmara Municipal da Calheta informou esta sexta-feira que decidiu cancelar o programa de festas de Natal deste ano, uma decisão aprovada por unanimidade em reunião de Câmara.

O objectivo da medida é evitar a propagação do vírus numa altura em que o número de casos activos de Covid-19 tem vindo a disparar um pouco por todo o lado, explica a autarquia em comunicado.

“A verdade é que esta situação pandémica está a agravar-se de dia para dia e aqui no concelho da Calheta nós também temos alguns casos activos”, vincou o presidente da autarquia que, por este motivo, optou por tomar medidas em prol da segurança de toda a população.

“A Saúde Pública terá que estar sempre em primeiro lugar e é melhor prevenir do que remediar, é melhor tomarmos esta atitude de prevenção agora do que depois sermos obrigados a tomar decisões mais radicais”, acrescentou Carlos Teles referindo-se, por exemplo, ao confinamento obrigatório. 

Noite do Mercado entre os eventos cancelados

O cancelamento de eventos abrange, desde logo, o concerto tradicional de Natal com a Orquestra Clássica da Madeira que estava previsto acontecer no dia 7 de Dezembro no Pavilhão dos Prazeres.

Cancelada foi também a Festa de Natal das Crianças que, apesar de privadas deste momento de convívio, receberão um presente do município como, aliás, já acontece há vários anos. O almoço-convívio dos munícipes maiores de 60 anos e a festa dos funcionários da autarquia também não acontecerão.

Já a Noite do Mercado, que habitualmente decorre nos Prazeres, voltará a ter como alternativa o ‘Dia do Mercado’, evitando grandes ajuntamentos naquele recinto. Para Carlos Teles, esta é uma alternativa a pensar nos agricultores e nos artesãos do concelho, já que assim terão a possibilidade de escoar os seus produtos de forma mais segura.

Garantidas estão também as iluminações e as decorações de Natal por todo o concelho, bem como o Presépio Concelhio na Vila da Calheta.