CMF quer lançar novos programas de apoio ao comércio em 2022
O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) anunciou esta quinta-feira, após a reunião semanal, que o executivo decidiu acabar com o Apoio Financeiro Municipal 'Superar' e o programa de Apoio aos Estabelecimentos de Interesse Histórico.
"A ideia é readaptar e reforçar, a partir do inicio do próximo ano, estes dois programas", diz a CMF, através de comunicado.
“O programa 'Superar' - com uma execução na ordem dos 82%, e com uma verba de 500 mil euros para cada um dos estabelecimentos - vai ser readaptado. O outro de 260 mil euros está com pouca execução, com apenas um montante de 40 mil euros. Este último programa não teve adesão, será terminado e readaptado para outro objecto social” Pedro Calado, presidente da CMF
Garante que o objectivo "não é terminar com os apoios, mas alargar o âmbito das medidas que existem, no sentido de serem criados novos programas de apoio aos comerciantes para que arranquem no próximo mês de Janeiro".
O presidente da autarquia adianta que “o cabimento financeiro de um dos programas está a terminar: "Vamos fazer um ajustamento até 31 de Dezembro”, salienta.
Pedro Calado diz que há que readaptar este tipo de apoios às necessidades dos lojistas em função das suas necessidades. Os programas estão a ser estudados para que, no início de 2022, a Câmara possa lançá-los.