Um amigo, um exemplo…
O Padre Nuno Ferreira Filipe foi senhor de um enorme “dom” – o da Comunicação.
Teve o privilégio de ser um intérprete da PALAVRA DE DEUS, de forma sábia e inteligente, efetuando sempre, de forma exemplar, a sua transposição para a atualidade.
Foi um entusiasta da VIDA e dos HOMENS. Conseguiu, como poucos, entusiasmá-los, motivá-los, dar-lhes esperança e falar-lhe ao coração (mesmo àqueles que diziam não ter fé).
Em síntese, foi notório em toda a sua ação que estivemos perante um enviado de Deus. Obrigado Senhor!
Depois de ouvir as suas muitas “Orações da Manhã” no Posto Emissor do Funchal, tive a oportunidade de, aos meus 20 anos, participar no Campo de Férias e conhecer o Padre Nuno Ferreira Filipe.
O seu enorme “dom” da palavra motivou-me, abriu-me os horizontes da fé e em particular deu sentido à Ressurreição…
E, ao longo da vida, foi imprescindível (como eu, centenas de pessoas!) ouvir as suas palavras, a sua comunicação, a sua sábia e inteligente interpretação do Evangelho e correspondente transposição para a atualidade dos nossos tempos.
Com essa enorme dádiva, generosidade e entrega, quis Deus, na pessoa do Padre Nuno Filipe, que, ao longo dos seus 87 anos de vida, tenha realizado grandes obras, de entre as quais saliento o facto de ter sido o Irmão de S. João de Deus, em Portugal, que mais divulgou a vida e obra de S. João de Deus e mais apresentou as várias facetas da vocação do Irmão de S. João de Deus, com a particularidade de a ter vivido sempre de alma e coração na fidelidade e na generosidade.
Se fosse vivo faria 97 anos no dia 22 de novembro.
Morreu para o mundo e agora vive com Deus.
Tomás Freitas