Mundo

Autoridades brasileiras usaram dinheiro público para participar de fórum em Lisboa

None
Foto Global Imagens

Pelo menos 25 autoridades do Brasil usaram verbas públicas para participar do IX Fórum Jurídico de Lisboa, na Faculdade de Direito, entre 15 e 17 de novembro, noticiou esta segunda-feira a imprensa brasileira.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, os gastos com passagens de avião, diárias e seguros ultrapassam 500 mil reais (cerca de 80 mil euros) para ministros do executivo, juízes do Tribunal de Contas da União (TCU), presidentes de agências reguladoras, parlamentares e seus cônjuges, elementos do Ministério Público, além de assessores e outros funcionários públicos.

Um avião oficial das Forças Armadas também foi utilizado por cinco deputados e seus cônjuges, entre eles o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

O jornal brasileiro informou que a Aeronáutica brasileira não quis informar quanto custou o voo.

Algumas das autoridades que viajaram usando recursos públicos do Brasil participaram do evento como palestrantes, outras foram prestigiar e acompanhar políticos. Uma parte também aproveitou a ida à Europa para cumprir agenda em outros países.

O evento reuniu dezenas de autoridades brasileiras em Lisboa e foi organizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), que tem o juíz Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF) como sócio, além da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e a Fundação Getulio Vargas (FGV).