Orçamento Regional Madeira

PRR maioritariamente destinado ao reforço da oferta de habitação na Madeira

None

Cerca de 43 milhões de euros serão destinados ao reforço da oferta de habitação na Região. O secretário regional das Finanças explicou que este pretende ser um estímulo para o funcionamento da economia, bem como uma resposta social.

O Serviço Regional de Saúde recebe um reforço de 35,8 milhões de euros e 23,5 milhões para a potenciação da electricidade. A transição digital fa administração pública recebe 19 milhões de euros e 15,7 milhões vão para o fortalecimento das respostas sociais.

Rogério Gouveia explicou que a economia regional nunca parou completamente, o que se reflecte na recuperação pós-pandemia. A taxa de desemprego tende a reduzir e deve ser identifica ao todo nacional no final deste ano. A redução de passivos também está a ocorrer dentro do previsto e estamos com um histórico médio de pagamento de 57 dias. Já a redução da dívida global abrandou, uma vez que a Região obteve autorização para endividamento adicional de 458 milhões de euros para fazer face à pandemia.

"A dívida subiu porque o PIB cresceu e também fruto ao impacto do empréstimo covid", assumiu Rogério Gouveia. No entanto, em 2022 devemos ficar próximo do raciocínio dívida/PIB de 100%.

O Orçamento da Região está a ser apresentado no Salão Nobre do Governo Regional.