Madeira

Governo Regional reforça apoio a três instituições com actuação na área da saúde mental

Anúncio foi feito, hoje, na inauguração da Unidade São Camilo de Lellis, integrada na Casa de Saúde Câmara Pestana.

Presidente do Governo Regional destacou trabalho desenvolvido pelas Irmãs Hospitaleiras
Presidente do Governo Regional destacou trabalho desenvolvido pelas Irmãs Hospitaleiras, DR

O Governo Regional vai reforçar, em Janeiro, o apoio à estadia dos utentes de três instituições de saúde mental da Região, a Casa de Saúde Câmara Pestana, Casa de Saúde São João de Deus e o Centro de Reabilitação P. da Sagrada Família. 

O anúncio foi feito esta quarta-feira, 17 de Novembro, pelo chefe do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, na inauguração da Unidade São Camilo de Lellis, integrada na Casa de Saúde Câmara Pestana. Albuquerque explicou que o Governo Regional vai aumentar o apoio à diária dos utentes internados nas instituições geridas pelas Irmãs Hospitaleiras, a Casa de Saúde Câmara Pestana passará dos actuais 47 euros para 48,5 euros, já o Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família passará de 83,7 euros para 86 euros. À semelhança da Casa de Saúde Câmara Pestana, a Casa de Saúde São João de Deus também irá beneficiar de um aumento de 1,5 euros da verba das diárias, passando a receber 48,5 euros por utente. 

O governante destacou o trabalho desenvolvido pelas Irmãs Hospitaleiras na gestão das instituições de saúde mental e considerou o reforço da média diária "fundamental". O apoio terá efeitos retroactivos em Janeiro de 2022. 

É fundamental custear este esforço que esta instituição faz e sobretudo apoiar e aplicar o dinheiro dos contribuintes num trabalho social que é decisivo para o presente e para o futuro.  Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque 

Ricardo Gomes, director da Casa de Saúde Câmara Pestana, frisou a importância deste apoio por parte do Governo Regional, que, segundo explica, tem sido muito reclamado e resulta de "várias negociações e várias reuniões" com a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil. "Era urgente algum reforço financeiro", disse.

O reforço da verba para o serviço diário da Casa de Saúde Câmara Pestana abrange os 360 utentes da instituição. 

Unidade São Camilo de Lellis 

A Unidade São Camilo de Lellis, integrada na Casa de Saúde Câmara Pestana, foi inaugurada esta quarta-feira, 17 de Novembro, numa cerimónia que contou com a presença de diversas personalidades do Governo Regional. 

A Unidade de cuidados continuados - São Camilo de Lellis - tem uma lotação de 22 camas e destina-se a doentes com elevada dependência. 

Possui, no total, 11 quartos, diversas áreas comuns, desde sala de espera, salas multifunções, refeitório, copa, sala de ocupação e multifuncional, gabinetes de enfermagem, gabinete médico, ginásio de fisioterapia/reabilitação e gabinetes técnicos.

A unidade conta já com a ocupação dos 22 utentes, entre os quais seis são totalmente dependentes, três de elevada dependência, oito de moderada dependência e cinco de leve dependência. A equipa de apoio e reabilitação é constituída por uma médica de Medicina Interna, um enfermeiro de Reabilitação, outros enfermeiros, ajudantes de Enfermaria, uma assistente social, uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional, uma animadora Cultural, uma fisiatra e um fisioterapeuta.

De acordo com o Governo Regional, o valor global do contrato-programa de funcionamento em Unidade de Longa Duração e Manutenção REDE 2020-2021 é de 576.722,0 euros. O Governo Regional apoiou ainda a obra de remodelação do edifício no valor de 635.008,54 euros, assim como a aquisição "do mais diversificado equipamento, a fim de dar resposta às necessidades identificadas" no valor "apurado, até ao momento", de 122.400, 92€.