Governo Regional reforça apoio a três instituições com actuação na área da saúde mental
Anúncio foi feito, hoje, na inauguração da Unidade São Camilo de Lellis, integrada na Casa de Saúde Câmara Pestana.
O Governo Regional vai reforçar, em Janeiro, o apoio à estadia dos utentes de três instituições de saúde mental da Região, a Casa de Saúde Câmara Pestana, Casa de Saúde São João de Deus e o Centro de Reabilitação P. da Sagrada Família.
O anúncio foi feito esta quarta-feira, 17 de Novembro, pelo chefe do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, na inauguração da Unidade São Camilo de Lellis, integrada na Casa de Saúde Câmara Pestana. Albuquerque explicou que o Governo Regional vai aumentar o apoio à diária dos utentes internados nas instituições geridas pelas Irmãs Hospitaleiras, a Casa de Saúde Câmara Pestana passará dos actuais 47 euros para 48,5 euros, já o Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família passará de 83,7 euros para 86 euros. À semelhança da Casa de Saúde Câmara Pestana, a Casa de Saúde São João de Deus também irá beneficiar de um aumento de 1,5 euros da verba das diárias, passando a receber 48,5 euros por utente.
O governante destacou o trabalho desenvolvido pelas Irmãs Hospitaleiras na gestão das instituições de saúde mental e considerou o reforço da média diária "fundamental". O apoio terá efeitos retroactivos em Janeiro de 2022.
É fundamental custear este esforço que esta instituição faz e sobretudo apoiar e aplicar o dinheiro dos contribuintes num trabalho social que é decisivo para o presente e para o futuro. Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque
Ricardo Gomes, director da Casa de Saúde Câmara Pestana, frisou a importância deste apoio por parte do Governo Regional, que, segundo explica, tem sido muito reclamado e resulta de "várias negociações e várias reuniões" com a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil. "Era urgente algum reforço financeiro", disse.
O reforço da verba para o serviço diário da Casa de Saúde Câmara Pestana abrange os 360 utentes da instituição.
Unidade São Camilo de Lellis
A Unidade São Camilo de Lellis, integrada na Casa de Saúde Câmara Pestana, foi inaugurada esta quarta-feira, 17 de Novembro, numa cerimónia que contou com a presença de diversas personalidades do Governo Regional.
A Unidade de cuidados continuados - São Camilo de Lellis - tem uma lotação de 22 camas e destina-se a doentes com elevada dependência.
Possui, no total, 11 quartos, diversas áreas comuns, desde sala de espera, salas multifunções, refeitório, copa, sala de ocupação e multifuncional, gabinetes de enfermagem, gabinete médico, ginásio de fisioterapia/reabilitação e gabinetes técnicos.
A unidade conta já com a ocupação dos 22 utentes, entre os quais seis são totalmente dependentes, três de elevada dependência, oito de moderada dependência e cinco de leve dependência. A equipa de apoio e reabilitação é constituída por uma médica de Medicina Interna, um enfermeiro de Reabilitação, outros enfermeiros, ajudantes de Enfermaria, uma assistente social, uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional, uma animadora Cultural, uma fisiatra e um fisioterapeuta.
De acordo com o Governo Regional, o valor global do contrato-programa de funcionamento em Unidade de Longa Duração e Manutenção REDE 2020-2021 é de 576.722,0 euros. O Governo Regional apoiou ainda a obra de remodelação do edifício no valor de 635.008,54 euros, assim como a aquisição "do mais diversificado equipamento, a fim de dar resposta às necessidades identificadas" no valor "apurado, até ao momento", de 122.400, 92€.