Horários do Funchal

Cada vez mais tenho a noção de que ainda e em certos “temas” vivemos no século XVII...

Estava eu numa tarde soalheira de Domingo á espera do autocarro e na paragem em questão estava uma senhora estrangeira com um cão de pequeno porte numa malinha de mão, cão este que eu nem tinha dado por ele pois estava muito tranquilo no colo da dona.

O autocarro chegou e eu como sempre fiz e faço, deixo entrar quem está á minha frente e disse para a senhora passar, não é que o condutor da empresa horários do funchal recusou a entrada do cão, “ cães não são permitidos dentro dos autocarros, não pode viajar com o cão” e repetiu várias vezes a mesma conversa, a senhora que já não era propriamente nova, foi obrigada a abandonar o autocarro, muito aborrecida e com um ar de “ isto não me está a acontecer, onde é que eu estou?”

Não estou de forma alguma a criticar a atitude do motorista até porque nem informo qual foi a carreira e a hora em questão, porque sei que está a cumprir ordens, até falou na existência de um decreto lei referente a isso, mas alguém me sabe explicar porque é que se faz isto? Obviamente não estou a querer dizer que todos os animais poderiam usufruir deste serviço, mas sendo de pequeno/médio porte e com a devida transportadora que era o caso, a senhora tinha transportadora, qual é o problema????

O motorista ainda disse “ se tivesse escondido, eu fechava os olhos...” ridículo, porque escondido é que poderia ter reação e incomodar os restantes utentes.

Será que os superiores desta empresa HORÁRIOS DO FUNCHAL, nada podem fazer em prol disto?

Com regras tudo se resolve, infelizmente já assisti a cenas dentro dos autocarros bem mais graves e chocantes, envolvendo os utentes e os próprios motoristas, o ser humano tem momentos dignos de revolta, a falta de civismo, de educação, de respeito uns com os outros é muito mais grave que aceitar o transporte com regras de animais a bordo.

É proibido em viagens de tão curta duração e num avião com distâncias muito superiores podemos levar uma animal a bordo no nosso colo até 8 kgs...

Meu Deus digam-me que estou enganada ao dizer que esta ilha, este país está atrasado e parado no tempo em tanta coisa, é vergonhosa a forma como se tratam os animais aos mais variados níveis, será que é pedir muito a quem de direito que tente sim pelo menos que tente saber se é possível alterar esta lei estupida?

Tenho ainda a imagem da pobre senhora, a sair do autocarro tão triste e a caminhar a pé porque não tinha o seu pequeno animal escondido....é por estas e outras atitudes que este país não anda para a frente porque as pessoas vêm nos animais , seres descartáveis mas que numa grande maioria são muito mais bem educados que muitos seres racionais!

Mónica Ramalho