País

Comunidade Ibero-americana permitiu a Portugal ampliar relações históricas

None
Foto EPA

O ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhou hoje em Madrid que pertencer à comunidade de países ibero-americanos permitiu a Portugal "ampliar a geografia" das suas relações históricas com Espanha e com o Brasil.

Augusto Santos Silva fez uma intervenção durante a comemoração do 30º Aniversário das Cimeiras Ibero-Americanas, tendo destacado os quatro benefício que, quanto a ele, Portugal tem tido por pertencer à comunidade de 22 países ibero-americanos.

O chefe da diplomacia portuguesa começou por destacar "a ampliação da geografia" da cooperação de Portugal para além da que tinha com o Brasil e Espanha.

Em segundo lugar, pertencer àquele conjunto de países permitiu a Portugal também "dar uma outra amplitude às relações bilaterais" que já tinha, por um lado com Espanha e por outro com o Brasil.

Santos Silva destacou em seguida "o incremento da importância da posição de Portugal na União Europeia" que atualmente "compreende" melhor que o Atlântico "não é apenas o Atlântico Norte" e o relacionamento com os Estados Unidos da América, tendo ainda Lisboa aumentado o seu papel de mediador entre o espaço europeu e o espaço latino-americano.

Por último, o responsável governamental português recordou que os países Ibero-Americanos são "a única organização mundial que se baseia em duas línguas, o português e o espanhol, que têm falantes em todo o mundo", o que trouxe "uma projeção às duas línguas maior do que teriam" de forma isolada.

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, fez uma intervenção na parte final desta comemoração, mesmo antes da do Rei de Espanha, Felipe VI, que encerrou o evento.

A Comunidade Ibero-americana é formada por 22 países, três na Península Ibérica (Portugal, Espanha e Andorra) e 19 da América Latina, onde se fala português (Brasil) ou espanhol (os restantes países).

Os objetivos das reuniões ao mais alto nível deste espaço são "a promoção da cooperação e o desenvolvimento" entre os países ibero-americanos.

A primeira cimeira dos chefes de Estado e de Governo desta comunidade de países teve lugar em Guadalajara, no México, em 18 e 19 de julho de 1991.