Madeira

PS solicita audição parlamentar aos responsáveis pelos Cuidados Paliativos na Região

Socialistas exigem esclarecimentos sobre o funcionamento e necessidades destes serviços

None

O grupo parlamentar do Partido Socialista vai solicitar uma audição parlamentar aos responsáveis dos Cuidados Paliativos na Região Autónoma da Madeira com vista à prestação de esclarecimentos sobre o funcionamento e necessidades destes serviços, concretamente a falta de médicos e de enfermeiros no serviço. 

O anúncio foi feito pelo deputado Élvio Jesus, em conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, 8 de Outubro, na qual se fez acompanhar pelo líder parlamentar do PS, Rui Caetano, e pela deputada Sofia Canha.

Numa altura em que se assinala o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos (este sábado, 9 de Outubro), "os socialistas fazem questão de enaltecer os importantes serviços prestados por estes profissionais aos doentes e às suas famílias, aliviando-lhes o intenso sofrimento físico, mental e social e proporcionando-lhes maior conforto, qualidade de vida e bem-estar", explica o partido.

Élvio Jesus destacou a exigência do trabalho de todos estes profissionais, do ponto de vista físico, intelectual, moral e emocional, constatando, contudo, que “a disponibilidade de recursos nem sempre tem existido na medida das diferentes solicitações”.

"Deparamo-nos sobretudo com falta de médicos e enfermeiros”, disse Élvio Jesus, acrescentando que, apesar de disponíveis, “não tem sido autorizado o reforço da actividade, encontrando-se alguns destes profissionais afectos a outras actividades do Serviço Regional de Saúde que outros poderiam realizar”.

Neste sentido, o PS irá propor uma audição parlamentar aos responsáveis dos Cuidados Paliativos na Madeira, – Licínia Araújo e Luísa baeta –, visando a prestação de esclarecimentos sobre o funcionamento e necessidades deste serviço, atendendo a que “são públicas as dificuldades dos utentes no acesso a estes cuidados, com listas de espera de cerca de 4 meses”.