Presidente da República, Governo e Liga enaltecem título mundial de futsal
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a Seleção Nacional de Futsal pelo título mundial hoje alcançado, um "feito desportivo extraordinário" que "orgulha todos os portugueses", recebendo a equipa no Palácio de Belém na segunda-feira.
Numa nota publicada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa felicita a Seleção Nacional de Futsal por este título, numa "modalidade em afirmação". "Mais um feito desportivo extraordinário que orgulha todos os portugueses e merece por isso o reconhecimento do Presidente da República", elogiou. A comitiva portuguesa campeã mundial será recebida no Palácio de Belém pelo Presidente da República na segunda-feira pelas 15:00.
O primeiro-ministro, António Costa, felicitou igualmente a seleção portuguesa de futsal pelo título de campeã mundial alcançado pela primeira vez, considerando ser "mais um grande feito para o desporto nacional". Numa mensagem publicada no Twitter, António Costa deu os parabéns à seleção portuguesa de futsal por se ter sagrado "campeã do mundo da modalidade, num jogo de muitas emoções". "Felicito a equipa técnica liderada por Jorge Braz, os jogadores e a FPF por mais um grande feito para o desporto nacional", refere a mesma nota.
Também o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, felicitou a seleção portuguesa de futsal, que se sagrou campeã mundial, na Lituânia, sublinhando que "Portugal é a melhor equipa do mundo". "O que mais esperar de uma Seleção Nacional? Primeiro a Europa e agora o mundo! Portugal é a melhor equipa de futsal do mundo! Muitos Parabéns @FPF_Futebol e todos os amantes do futsal!", escreveu João Paulo Rebelo na sua conta na rede social Twitter. Numa mensagem, na mesma rede social, o Ministro da Educação destacou "o campeonato fantástico" feito pela seleção portuguesa. "Portugal no mais alto do Mundo do #Futsal. Que campeonato fantástico desta extraordinária @selecaoportugal. Enorme emoção, gigante alegria! Hoje Portugal celebra bem alto! Muitos parabéns aos jogadores, equipa técnica e à @FPF_Futebol", escreveu o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues.
Por fim, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, felicitou os "incríveis heróis" da seleção de futsal pela conquista do inédito título mundial, alcançado na Lituânia. "Quero deixar as minhas felicitações, em nome de toda a Liga Portugal, a estes incríveis heróis e a toda a estrutura da Federação Portuguesa de Futebol, que fez história hoje na Lituânia", elogiou o dirigente. "Depois do campeonato da Europa, o campeonato do mundo. O país enche-se de orgulho com esta inédita e incrível conquista do talento português no futsal", completou Pedro Proença.
A equipa das 'quinas' sagrou-se hoje pela primeira vez campeã mundial, ao vencer por 2-1 a Argentina, que detinha o título, na final disputada em Kaunas. Portugal, que tinha como melhor resultado de sempre na competição o terceiro lugar alcançado em 2000, na Guatemala, tornou-se o quarto país a erguer o troféu, depois de Brasil, Espanha e Argentina, juntando o título mundial ao europeu, que conquistou, também pela primeira vez, em 2018, na Eslovénia.