Madeira conseguiu antecipar a questão da pandemia "muito antes de ter havido o primeiro caso de covid-19 em Portugal"
São algumas das principais conclusões da auditoria à comunicação realizada pelos serviços de saúde da Região em tempos de pandemia covid-19.
"Essencialmente foi a capacidade de anteciparem a questão da pandemia, muito antes de ter havido o primeiro caso de covid-19 em Portugal. Houve a capacidade de todos os serviços de se prepararem para toda a gestão, seja através do plano de um contingência que foi implementado, seja através de formações e depois a criação de uma ‘task force’ que foi fundamental para poderem antecipar estes cenários de crise e definirem as principais linhas orientadoras de toda a comunicação que depois de alguma forma conseguiram também envolver melhor a população sem alertar, porque nunca ficaram alarmados, mas conseguiram gerir muito bem e adaptar-se à adopção de comportamentos preventivos em relação à gestão da pandemia". Inês dos Santos, responsável pela auditoria à comunicação
Inês dos Santos, responsável pela auditoria, explicou que houve uma análise às ferramentas, instrumentos e à comunicação de forma geral interna e externa que a Secretaria Regional de Saúde implementou no âmbito da pandemia e também aos serviços de saúde da Região Autónoma da Madeira.