Madeira

JPP vai publicar documentos sobre listas de espera na Região

Élvio Sousa quer desconstruir "tretas" de Albuquerque

None

O JPP afirma que vai publicar os documentos referentes às listas de espera na Região, "a bem da verdade e em pleno respeito pelos milhares de madeirenses que esperam anos e anos por uma cirurgia, exame ou consulta". Acrescento, ainda, que ao considerar de «tretas» os próprios documentos oficiais, o presidente do Governo coloca em causa a credibilidade do Sistema Regional de Saúde”, referiu Élvio Sousa.

O líder parlamentar foi o porta-voz de uma iniciativa do JPP que decorreu, esta manhã, na Assembleia Legislativa da Madeira. O deputado fez questão de ressalvar o momento em que o “JPP confrontou o Presidente do Governo Regional da Madeira com os documentos oficiais do SESARAM, que mostram os mais de 117.691 actos médicos por realizar no Serviço Regional de Saúde, tendo Miguel Albuquerque negado os números, considerando-os «tretas»”.

É por esse motivo que o partido faz questão de salientar que "a saúde deve ser a causa de todas as causas, e não obstante todo o trabalho desenvolvido pelos profissionais de Saúde nestes tempos de pandemia, a redução dos tempos de espera que um paciente do SESARAM aguarda para um acto médico deve constituir uma prioridade do Governo Regional da Madeira. E neste capítulo, a Madeira é a única região do País que não cumpre, há cinco anos, esse direito fundamental do Serviço Regional de Saúde".

O JPP indica que existem 19.994 cirurgias em lista de espera, aos quais se juntam mais 44.684 consultas e 53.213 mil exames em espera. "Dos exames, mais de 30 mil são TACs, ressonâncias e ecografias, entre os quais 9 mil para cardiologia e outros 9 mil para gastrenterologia. Esta é a dura realidade, este é o verdadeiro drama de milhares e milhares de madeirenses e porto-santenses que aguardam anos por uma esperança, por uma oportunidade”, lamentou o deputado.

Na ocasião, o líder parlamentar prometeu que o JPP não silenciará esta situação. "Não seremos cúmplices da ocultação dos números que atestam a realidade; a população confiou em nós para mostrar a realidade e não para ocultá-la”, garantiu.

O líder parlamentar destacou a importância de se iniciar um trabalho sério de combate às listas de espera sendo que, para o “efeito, o JPP já preparou e dará entrada ainda hoje de um projeto de resolução com vista a criar uma comissão de acompanhamento das listas de espera, aliás, como já se encontra previsto nos próprios Estatutos do SESARAM (artigo 23.º do Decreto Legislativo Regional n.º 13/2019/M, de 22 de agosto) mas que, até à data, ainda não foi concretizada”, concluiu.