24 escolas da Madeira receberam ferramentas tecnológicas para promover leitura e escrita inclusivas
No âmbito do projecto 'Todos podem ler', cerca de 24 escolas do 1.º ciclo da Madeira receberam um conjunto de ferramentas tecnológicas, com vista a promover a leitura e escrita inclusivas nas bibliotecas escolares através da criação e divulgação de livros e actividades em formatos acessíveis.
Hoje, foi a vez das escolas EB1/PE da Corujeira, EB1/PE/C do Caniçal, EB1/PE da Assomada e EB1/PE da Ponta Delgada e Boaventura receberem essas ferramentas. A entrega é feita por fases, quatro de cada vez.
Esta é uma iniciativa que se realiza fruto de um protocolo estabelecido entre a Secretaria Regional e Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Altice.
"A Secretaria Regional e Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Altice estabeleceram um protocolo, no sentido de equiparmos as nossas escolas, com um conjunto de ferramentas, que possibilitam que os alunos com determinado tipo de dificuldade e de deficiência possam aceder à leitura e à escrita. Aliás, o projecto chama-se 'Todos podem ler' exactamente por isso", explicou hoje o secretário regional e Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, na EB23 Dr. Eduardo Brazão de Castro, onde se realizou o III Seminário Tecnologias de Apoio na Educação e a entrega de ferramentas tecnológicas às quatro escolas.
O governante referiu que este projecto tem sido implementado por etapas, sendo os estabelecimentos de ensino apetrechados com estas ferramentas de acordo com as suas necessidades. Até porque, "há escolas em que faz sentido existir este tipo de equipamento e há outras em que não é necessário", salientou.
De referir que a Direcção Regional de Educação complementa esta entrega com kits de livros e actividades em formatos acessíveis: braille e imagens tácteis, áudio, digital, língua gestual portuguesa, leitura fácil, símbolos pictográficos ou caracteres ampliados.
É disponibilizado a cada um dos estabelecimentos de ensino um computador portátil, um tablet, um kit de livros e actividades multiformato: 'O gato amarelo', 'Ogima: o viajante do espaço no planeta dos BMQ, 'Uma aventura no mar' e 'O pássaros que brilha'.
O projecto foi criado em 2010 e tem sido disseminado nas escolas da Região desde 2015.
Na oportunidade, realizou-se ainda a apresentação ebook multiformato 'Os guardiões da Natureza', que contou com dois momentos culturais protagonizados pelos alunos da EB1/PE da Visconde Cacongo e da EB1/PE do Monte.
Conheça as escolas que já receberam estas ferramentas:
1.ª etapa (2015)
EB1/PE da Ribeira
EB1/PE do Lombo do Guiné
EB1/PE Visconde Cacongo
EB1/PE do Ribeiro Domingos Dias
2.ª etapa (2016)
EB1/PE do Garachico
EB1/PE de Santa Cruz
EB1/PEda Ajuda
EB1/PE da Calheta
3.ª etapa (2017)
EB1/PE do Covão
EB1/PE do Galeão
EB1/PE do Livramento
EB1/PE do Boliqueime
4.ª etapa (2018)
EB1/PE do Lombo Segundo
EB1/PE de Sâo vicente
EB1/PE da Lourencinha
EB123/PE Bartolomeu Perestrelo
5.ª etapa (2019)
EB1/PE do Estreito da Calheta
EB1/PE do Porto Moniz
EB1/PE de São Gonçalo
EB1/PE do Areeiro e Lombada
6.ª etapa (2021)
EB1/PE da Corujeira
EB1/PE/C do Caniçal
EB1/PE da Assomada
EB1/PE da Ponta Delgada e Boaventura