III Mostra do Maracujá e Derivados em destaque na Ribeira Brava
Está a decorrer na Ribeira Brava a III Mostra do Maracujá e Derivados, um evento que tem por missão a projecção e dinamização deste fruto regional.
O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Nascimento, referiu ontem que a produção de maracujá na Ribeira Brava tem aumentado e tem margem para crescer, “desde que se aposte na diversidade e na qualidade dos produtos”.
O autarca destacou a realização deste evento que tem três grandes objectivos.
"É mais um evento que se faz na Ribeira Brava e promove o concelho através de uma oferta comercial e de lazer; promove a actividade agrícola que tem um peso significativo no nosso concelho, não só como subsistência ou criação de emprego, mas também de melhoria do espaço rural, uma vez que um terreno cultivado dá melhor aspecto à paisagem e protege de intempéries e incêndios. Além disso, promove a produção e a cultura do maracujá”, referiu durante a sessão de abertura.
Nascimento agradeceu à ACOESTE – Associação da Costa Oeste, entidade responsável pelo evento e elogiou o trabalho do Governo Regional e da Adrama (Associação para o Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira) que tem permitido à Ribeira Brava “investimento na melhoria da ruralidade do concelho”, graças às candidaturas a fundos europeus.
Opinião idêntica à do autarca foi manifestada por Carla Fernandes. A directora dos serviços de desenvolvimento rural destacou a componente inovadora desta Mostra que permite o aparecimento de novos produtos, dando como exemplo o chá fermentado feito com maracujá. No seu entender, estes eventos permitem “espicaçar os produtores e as empresas a inovar e a apresentar novidades, mantendo as tradições que nos caracterizam".
A sessão de abertura contou ainda com a presença do presidente da ADRAMA, de Henrique Silva, e do presidente da ACOESTE, Richard Gonçalves.
A III Mostra do Maracujá termina este domingo com um debate sobre a ‘Valorização do Maracujá da Madeira’ e com uma actuação dos 4 Litro. A animação musical estará a cargo de Tiago Silva, Alternative Moments e DJ Sil, este último encerra o evento com um sunset na vila da Ribeira Brava.