Mais de 5.500 senhas distribuídas hoje nas lojas do cidadão
Mais de 5.500 senhas de atendimento foram hoje distribuídas nas Lojas do Cidadão, no primeiro dia de "Casa Aberta" para renovação do cartão do cidadão e passaporte, de acordo com a secretária de Estado da Modernização Administrativa.
Segundo Maria de Fátima Fonseca, em declarações à Lusa pelas 21:00, foram disponibilizadas hoje "mais de 5.500 senhas de atendimento para as nove Lojas do Cidadão [de Portugal] e o balcão do IRN [Instituto dos Registos e Notariado] no Campus de Justiça, em Lisboa".
A chamada modalidade "Casa Aberta" consiste em manter, durante hoje e nos próximos sete sábados, algumas Lojas do Cidadão abertas com um horário alargado, entre as 09:00 e as 22:00, para levantamento e renovação do cartão de cidadão ou do passaporte.
Ao longo do dia de hoje registaram-se filas em várias Lojas do Cidadão e houve locais, como a Loja do Cidadão das Laranjeiras, onde as senhas esgotaram antes do meio-dia.
A secretária de Estado referiu que, "em termos de procura", houve, "naturalmente, maior pressão durante a manhã", salientando que "há cerca de meia hora [pelas 20:30]" ainda se estava "a disponibilizar senhas em Marvila [Loja do Cidadão em Lisboa], por exemplo".
"E também em outras duas ou três lojas não esgotámos o número total de senhas previstas para essas lojas, ou seja, a capacidade de atendimento", afirmou Maria de Fátima Fonseca.
As senhas são diárias, pelo que podiam ser utilizadas hoje, até às 22:00.
"As pessoas estão nos locais, serão atendidas, as coisas estão a funcionar", disse pelas 21:00, acrescentando que os números de atendimento serão divulgados depois do encerramento dos balcões.
Questionada sobre um possível prolongamento do funcionamento dos balcões, a governante afirmou que "as portas serão encerradas às 22:00" e que, "neste momento [pelas 21:00], não é expectável que isso [alguém com senha não ser atendido hoje] venha a suceder".
Salientando que "os trabalhadores têm sido inexcedíveis ao longo de todo este dia", a secretária de Estado recordou que "este é apenas o primeiro dos oito sábados" de "Casa Aberta" e que "estes serviços de cartão do cidadão e passaporte estão disponíveis durante a semana também".
A medida "Casa Aberta" visa ajudar a regularizar os casos em atraso até ao final do mês e recuperar algum do tempo perdido devido ao encerramento das Lojas do Cidadão por causa da pandemia da covid-19.
Em declarações à Lusa hoje à tarde, Maria de Fátima Fonseca recordou que os utentes que pretendem renovar os documentos podem optar pelas senhas 'online'.
"O que nós estamos a recomendar é que de facto as pessoas acedam o mais possível à senha 'online' que está disponível no mapa cidadão onde aliás também podem verificar a disponibilidade de senhas em cada uma das lojas que fazem parte desta operação", realçou.
Hoje de manhã, por volta das 11:00, o sentimento geral junto à Loja do Cidadão das Laranjeiras, em Lisboa, era de descontentamento, com as pessoas que chegavam por volta daquela hora a depararem-se com a impossibilidade de tratar dos documentos, por já não haver senhas, constatou a Lusa no local.
A modalidade "Casa Aberta" vai estar disponível em quatro lojas na área de Lisboa -- Laranjeiras, Saldanha, Marvila e Odivelas --, duas na área do Porto -- Porto e Vila Nova de Gaia --, e em Coimbra, Braga e Faro, além dos balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado (IRN), no Campus da Justiça de Lisboa.