Treinos para o Campeonato do Mundo de fotografia e vídeo no Porto Santo decorrem bem
As equipas portuguesas de vídeo e fotografia subaquática que vão participar de 4 a 9 de Outubro, no Campeonato do Mundo no Porto Santo, estão a dar-se bem na fase de treinos neste fim de semana.
Rui Bernardo, da equipa de fotografa das 'Quinas', falou ao DIÁRIO e adiantou que até agora e nesta fase de treinos, e quando faltam de três dias para começar a competição, “estão a decorrer bem, estão a ser treinos muito intensos, é uma festa muito grande, está muita gente de muitos países, mas também muitos barcos”.
“É muita alegria ver muitas pessoas a mergulhar nos mesmos sítios", reconhecendo que "para treinos não é muito bom, mas nós também já treinamos com alguma antecedência, e, portanto, é mais uma festa”, disse o mergulhador português.
Rui Bernardo disse igualmente que existe uma camaradagem entre os vários mergulhadores (113) de 23 países. “Sim, efetivamente, existe uma camaradagem muito grande, toda a gente já se conhece de outros campeonatos, já somos todos velhos conhecidos. Porém, existem algumas caras novas. Mas, repito, existe uma grande camaradagem e grande entreajuda”, reforçou.
Programa intenso para segunda feira
A apresentação do Campeonato do Mundo de Fotografia e Vídeo Subaquático é já na segunda-feira. Tudo começa bem cedo, entre as 10h00 e as 12h30, decorre a acreditação, a realização dos testes à covid-19 no hotel Vila Baleira, às 16h15 o desfile das equipas no Largo do Pelourinho, no centro da cidade, e pelas 16h30 terá lugar a cerimónia de abertura da prova, no mesmo local.
Logo depois, entre as 17h e 17h45, um 'Madeira de Honra' nos jardins da Casa Oficial do Governo Regional.
Mais tarde entre as 18h00 e as 19h30, decorrerá a reunião técnica no Centro Cultural e de Congressos da ilha do Porto Santo.
No dia seguinte (terça-feira) bem cedo, a competição começa nos mares da 'ilha dourada'. O secretariado deste campeonato do mundo está instalado na sede do Clube Naval do Porto Santo.