Trânsito já aperta nos principais acessos ao Funchal
![Foto Google Maps](https://static-storage.dnoticias.pt/www-assets.dnoticias.pt/images/configuration/R/transito_mapa_18.10.21.jpg)
Bom dia.
Se já está metido no trânsito, então sabe que conta com algum aperto no que à circulação automóvel diz respeito neste primeira hora mais movimentada das manhãs no acesso ao Funchal, nomeadamente na Via Rápida.
É sobretudo no sentido Machico - Ribeira Brava que, a partir da zona da Cancela, começam os problemas e que se estendem, num dia normal sem incidentes, até ao nó de Pestana Júnior.
![None](https://static-storage.dnoticias.pt/www-assets.dnoticias.pt/images/configuration/OR/transito_18.10.21.jpg)
Ao longo desses dois, três, quatro ou cinco quilómetros, por vezes se torna difícil circular com alguma fluidez, nomeadamente nesta primeira hora da manhã, antes das oito e após esse período já com centenas de viaturas a confluir ao mesmo tempo.
No outro sentido, Ribeira Brava - Machico, os nós mais problemáticos dão-se a partir de Câmara de Lobos, sobretudo para quem quer entrar na Via Rápida e apanha com fortes obstáculos à circulação. Hoje, para já, esta via está desobstruída, sobretudo a recta de Santa Rita.
Em qualquer dos casos, há alternativas, as estradas secundárias, que não dão mesmo assim vazão a todo o tráfego automóvel.
Há que ter paciência e muita cautela, assim evitando males maiores que podem acabar por complicar a vida de muitos. Conduza com precaução e na defensiva.