Filipe Sousa 'substitui' o Governo Regional por uma mulher do povo
Actual presidente da Câmara de Santa Cruz é empossado esta tarde para novo mandato, o terceiro consecutivo
Cumprindo com a prática dos últimos anos, o Governo Regional volta a não ser convidado a estar presente na cerimónia de instalação dos órgãos municipais de Santa Cruz – Câmara e Assembleia -, a decorrer esta tarde na Praça Dr. João Abel de Freitas, defronte dos Paços do Concelho.
O reeleito presidente da Câmara Municipal, Filipe Sousa, não só não convidou o Governo Regional, mas também a presidência da Assembleia Legislativa da Madeira ou mesmo o Representante da República. Todas as autoridades externas ao concelho de Santa Cruz ficam de fora da cerimónia. No lugar destas, o autarca do JPP volta a convidar alguém do povo para simbolicamente sentar-se no lugar que noutras ocasiões esteve destinado às mais altas entidades da Região Autónoma da Madeira. Hoje a convidada a ocupar lugar de honra é Maria de Freitas Gonçalves.
Filipe Sousa toma posse para o terceiro mandato consecutivo, e por isso, o último (desta série) na presidência do órgão executivo. Tomam igualmente posse os restantes autarcas eleitos: 4 do JPP, 2 do PSD/CDS.
Procede-se também à tomada de posse e instalação da Assembleia Municipal. Júlia Caré, a cabeça de lista do JPP, lista vencedora com maioria absoluta, deverá ser ‘reeleita’ pelos deputados municipais eleitos (JPP, PSD/CDS e PS) para novo mandato, o segundo, na presidência do órgão deliberativo municipal.