Madeira

Musiquence vence 2ª edição do H-INNOVA INNOVAtion Award

Projecto desenvolvido no âmbito da uma colaboração entre o NeuroRehab Lab, pertencente à Universidade da Madeira, e um doutoramento realizado na Universidade Nova de Lisboa

None
Foto DR/https://nova-lincs.di.fct.unl.pt/

O projecto Musiquence (Music + Sequence), apresentado pelos investigadores Luís Ferreira, Mónica Spínola, Sofia Cavaco e Sergi Bermúdez i Badia, foi o grande vencedor da 2.ª edição do H-INNOVA INNOVAtion Award, na categoria de Doutorados e Investigadores.

O projeto vencedor foi desenvolvido no âmbito da uma colaboração entre o NeuroRehab Lab, pertencente à Universidade da Madeira, e um doutoramento realizado na Universidade Nova de Lisboa, e permite a personalização de atividades de estimulação cognitiva que se baseia na utilização de música e reminiscência e se destina para a população com demência.

O Musiquence utiliza uma abordagem complementar não farmacológica, contribuindo para ganhos no funcionamento cognitivo, humor (mitigação da sintomatologia ansiosa e depressiva) e qualidade de vida. Atualmente, dispõe de 5 atividades para fins de estimulação cognitiva: uma atividade quiz, uma atividade de pesquisa visual, uma atividade de categorização, uma atividade de vida diária e uma atividade de pintura criativa.

Através desta plataforma os profissionais de saúde/cuidadores podem personalizar as atividades de estimulação cognitiva e as necessidades e preferências das pessoas com demência, capitalizando os efeitos positivos da música e da reminiscência. Além disso, conforme a doença progride, é essencial utilizar tecnologia que corresponda à user experience do paciente para assegurar os efeitos terapêuticos da plataforma. Assim, o Musiquence é compatível com diversas tecnologias como o Leap Motion, a Microsoft Kinect, a realidade aumentada, o tablet e as mesas interativas.

O Musiquence obteve financiamento da ARDITI no quadro do projeto M1420-09-5369-FSE-000001 Ph.D. bolsa de estudo e apoiado pelo projeto Larsys UID / EEA / 50009/2019., desenvolvido no centro de investigação multidisciplinar NOVA-LINCS. Contou com o apoio de profissionais de saúde, utentes, e de instituições como a Associação Alzheimer Portugal delegação da Madeira, a Casa de Saúde Câmara Pestana, a Casa São João de Deus, o Lugar de Memória e o Centro Social e Paroquial de São Bento.

Segundo Luís Ferreira, “o prémio é uma manifestação contra o estigma em torno das doenças neurodegenerativas como a demência. É um lembrete de que as pessoas com demência merecem ser tratadas com dignidade e ser reconhecidas pela sua personalidade e autodeterminação, independentemente da sua condição física e psicológica”.

O investigador espera que a conquista deste prémio possa abrir “novos caminhos na intervenção cognitiva na demência, complementando as respostas farmacológicas e não farmacológicas existentes”.

O H-INNOVA - Health INNOVAtion Award é uma iniciativa do H-INNOVA - Health INNOVAtion HUB, que tem como parceiros a Região Autónoma da Madeira, a PremiValor Consulting e outras empresas de referência. Por sua vez, o H-INNOVA – Health INNOVAtion HUB é um acelerador de inovação para a área da saúde que tem como objetivo contribuir para a implementação de projetos inovadores através de um ecossistema de incubação de ideias, envolvendo Universidades, Centros de Investigação e outras entidades públicas e privadas de referência no setor da saúde.

Além do prémio, a inscrição no Health INNOVAtion Award inclui também a possibilidade de acompanhamento, numa segunda fase, por parte de profissionais de saúde e especialistas na área económico-financeira com vista a potenciar a implementação dos projetos e poderem resultar em STARTUPS de sucesso.