Madeira

Meritocracia distingue 130 alunos da Escola 2+3 do Caniço

Escola distribui cerca de 2.500 euros em prémios de mérito

None

Esta segunda-feira e em três fases distintas, a Escola Básica do 2º e 3º Ciclo do Caniço (EB2+3 Caniço) distingue a meritocracia de 130 alunos com diplomas e prémios monetários.

Na cerimónia agendada para esta tarde, o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, esteve presente em representação do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

“Uma sociedade que se quer meritocrática é uma sociedade que também pratica em todas as suas dimensões a valorização do mérito e essa meritocracia. E as escolas como espaço de formação por excelência, não podiam ficar fora desse contexto”, sublinhou o governante, à chegada ao estabelecimento escolar do Caniço.

“Não estamos a falar apenas do reconhecimento do mérito académico”, apontou. “Estamos a falar do reconhecimento de diferentes méritos e esta escola tal qual como muitas outras reconhece os desempenhos dos seus alunos por via académico, naquilo que são os seus resultados escolares, mas também por via do voluntariado, da participação nas actividades curriculares e extra-curriculares, por via da assiduidade, um conjunto de princípios e de valores que nós consideramos que são fundamentais para aquilo que é uma escola inclusiva e que queremos seja integradora”, acrescentou.

Devido à pandemia, em vez da habitual “grande cerimónia no pavilhão gimnodesportivo”, o palco do anfiteatro da escola foi o local escolhido para “premiar este ano 130 alunos” que não apenas pelo mérito académico, salientou o presidente do conselho executivo da EB2+3 do Caniço, Armando Morgado, chamando desta forma a atenção para a importância de valorizar “as várias competências que são fundamentais no mundo de hoje”, disse.

Habitualmente entregues no dia 2 de Março, Dia da Escola, este ano a escola resolveu antecipar com o propósito de motivar a restante comunidade escolar. A escolha do dia 11 de Outubro tem também grande significado, por ter sido neste dia em 1999 (22 anos) que pela primeira vez foram dadas aulas no actual edifício da EB2+3 do Caniço.

Aproveitou para registar que “além dos diplomas, há também prémios de mérito monetário” no valor total “à volta de 2.500 euros” patrocinados pela Farmácia do Caniço. Um apoio importante que acontece desde 2010 “para que os jovens do Caniço se sintam motivados para o estudo, para o trabalho e para a dedicação à escola”, concluiu.