Volume de negócios nos serviços avançou 11,2% em Agosto
O índice de volume de negócios nos serviços avançou 11,2% em agosto, menos 0,3 pontos percentuais do que em julho, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com o INE, o índice de agosto de 2021 permaneceu inferior (4,1%) ao mês homólogo de 2019 e a variação em cadeia do índice global foi 2,6% (-0,4% em julho).
"Esta evolução reflete em larga medida um efeito de base, dado que a comparação incide em meses de 2020 ainda afetados pela pandemia, muito em particular nas atividades de transportes e alojamento e restauração", justifica o INE.
Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas, ajustados de efeitos de calendário, apresentaram variações homólogas de 1,1%, 3,3% e 2,4%, respetivamente (1,0%, 4,2% e 5,6% em julho, pela mesma ordem).
O objetivo do índice de volume de negócios nos serviços é, segundo o INE, mostrar a evolução do mercado de bens e serviços nos serviços.
Os índices são obtidos tendo por base o Inquérito Mensal ao Volume de Negócios e Emprego nos Serviços, realizado essencialmente por via eletrónica (e-mail) junto de unidades estatísticas selecionadas a partir das empresas sediadas no território nacional cuja atividade principal se enquadre nos serviços, refere o instituto.