Alterações Climáticas Madeira

145 anos do DIÁRIO com vários momentos

Conheça o programa das festas e os desafios que lançamos

None

Combate às alterações climáticas é o tema dominante na edição de aniversário

O DIÁRIO completa hoje 145 anos, com uma abordagem editorial às alterações climáticas e com o lançamento de dois murais de compromisso, a par de várias actividades e animação de rua.

Plantar 145 árvores em 145 dias

O que cada cidadão pode fazer e como dar o seu contributo no combate às alterações climáticas? Como transformar a informação em atitudes interiorizadas para que no final de cada dia possa haver mudanças profundas nos hábitos do consumidor e no comportamento social? Que gestos podem garantir compromissos de sustentabilidade ambiental? Cabe a cada cidadão fazer a sua parte e dar expressão pública do seu compromisso.

O DIÁRIO cria para o efeito dois murais do compromisso. Um físico, na Rua Fernão Ornelas e que vigora entre hoje e 15 de Outubro. Outro digital, que decorre de forma permanente no dnoticias.pt

O muro físico ecológico é feito maioritariamente com material reciclado para recolha e preenchimento com tampinhas de plástico. O muro terá três cores, associadas à recolha diferenciada de resíduos sólidos e tem como objectivo levar a que  todos os recipientes se encham, de modo a que possamos o compromisso de plantar 145 árvores/dia, em 145 dias, num total de 21.025 árvores.

A força dos exemplos

No mural digital, convidamos os cidadãos a deixar um compromisso prático e facilmente mensurável.

Enquanto aliados no combate à crise climática, cabe-lhes indicar metas em várias áreas. Por exemplo, o que vai fazer para combater o desperdício alimentar  e como na prática reutiliza as sobras para fazer novos pratos e usa os excessos que não podem ser aproveitados na compostagem.

Partilhe o que vai fazer e em que montante quer reduzir  a conta da água ou da luz ou o que fará para alinhar na mobilidade sustentável. Conte-nos o que vai fazer para dizer não ao plástico, como vai dar preferência a produtos locais e nacionais ou como pensa inscrever-se em programas de voluntariado de apoio à reflorestação. Confidencie como leva a cabo a política dos 5 R’s e como pode ser pequeno agricultor, mesmo não tendo uma horta urbana, fazendo da  sua varanda, do terraço ou da sua horta vertical um espaço de sustentabilidade.

Ao nível da criatividade, o que tenciona fazer para transformar aquilo que é supostamente inútil em peças únicas de decoração, de roupa ou para brincar.

Uma vez na nossa plataforma, os compromissos geram interactividade. Os leitores podem sinalizar aquele ou aqueles que gostavam de ver acompanhados de perto, como ‘case’, através de monitorização constante e de reportagens.

Outras actividades

Neste 145.º aniversário há ainda outras actividades previstas. Casos da exposição alusiva aos 145 anos do DIÁRIO, na Rua Dr. Fernão de Ornelas que destacará capas e fotos cronologicamente organizadas, desde a primeira edição, em 1876, até aos dias de hoje.

Também teremos espectáculos de rua, com teatro entre as 10h30 às 12h, projecto desenvolvido em parceria com TEF, que representará as várias épocas e diferenças sociais em 145 anos de existência do DIÁRIO. 

Mas também com concerto de rua, um ensemble da Orquestra Artistas Funchalenses, a 14 de Outubro, pelas 17 horas, com músicas que marcaram os últimos 145 anos.

Nas três lojas DIÁRIO, criamos um Espaço Solidário. A partir de hoje  as nossas lojas são também pontos de doação às instituições de solidariedade social mais necessitadas.

Pretendemos que as lojas sejam pontos de recolha de  pilhas e acumuladores contribuindo desta forma para  a diminuição do impacto ambiental  e para a sustentabilidade dos recursos.

Há ainda campanha de produto para os três volumes do livro dos 140 anos, com 50% desconto sobre o PVP. Uma acção de notoriedade que decorre até 31 de Outubro para um livro que representa história de um jornal centenário.  Uma história que se confunde com a história dos Madeirenses.

E hoje como é dia de festa, há oferta de bolos variados.