Madeira

Santa Cruz presta homenagem ao biólogo marinho Manuel Biscoito

Segundo a autarquia, Manuel Biscoito foi um dos 2principais impulsionadores e responsáveis" pela criação da Reserva Parcial Natural do Garajau

A primeira reserva marinha foi criada em Portugal a 1986.
A primeira reserva marinha foi criada em Portugal a 1986.

A propósito da celebração do 35.º aniversário da criação da Reserva Parcial Natural do Garajau, na próxima segunda-feira, 4 de Outubro, a Câmara Municipal de Santa Cruz decidiu homenagear um dos "principais impulsionadores e responsáveis" pela primeira reserva marinha criada em Portugal a 1986 através do Decreto Legislativo Regional n.º23/86/M, de 4 de Outubro, Manuel Biscoito.

A homenagem ao "ilustre cidadão santa-cruzense" será feita através de voto de louvor e medalha de mérito municipal.

A Reserva do Garajau é conhecida pela elevada limpidez das suas águas, que permite observações a mais de 20 metros de profundidade, possui elevada biodiversidade com uma riqueza ictiológica muito significativa. Pela sua localização geográfica e principalmente pela sua riqueza biológica e águas transparentes e limpas, apresenta grande aptidão de utilização do ponto de vista recreativo, educativo e científico. É uma área onde se dinamiza a prática do mergulho amador e funciona como forte atractivo para a deslocação de inúmeros mergulhadores amadores à Região.
Os fundos marinhos são povoados por uma abundante e residente fauna. Os afáveis e simpáticos Meros (Epinephelus marginatus) é a espécie emblemática da reserva, atraindo e despertando a curiosidade dos mergulhadores.  

Manuel José Biscoito (Funchal, 1958), residente em São Pedro, freguesia no concelho de Santa Cruz, é Biólogo marinho (licenciado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e doutorando pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) especializado em ictiologia e biologia de águas profundas. Presentemente é conservador de peixes e vertebrados do Museu de História Natural do Funchal e director do Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal. Fundou a Estação de Biologia Marinha do Funchal, onde exerceu o cargo de director entre 1999 e 2006. É membro das sociedades Japonesa, Francesa, Americana e Inglesa de ictiólogos, entre outras. É regularmente solicitado para avaliar a publicação de trabalhos científicos (referee) em revistas como Cybium, Deep-sea Research, Journal of the Marine Biological Association of the UK, etc. É autor ou co-autor de quatro livros, 11 capítulos de livros, 115 artigos científicos e mais de 30 publicações em reuniões científicas e congressos.