Neve sobrestimou valor da precipitação no Areeiro
Duplo vermelho foi ‘falso alarme’
Foi ‘falso’ alarme’ os valores de aviso vermelho atribuídos à precipitação hoje registada na estação meteorológica do Pico do Areeiro. Embora os valores divulgados na última hora pelo DIÁRIO correspondam de facto aos registos transmitidos pela estação automática, tal fica a dever-se à queda de neve que acabou por influenciar o sensor de tempo na referida estação, que por estar calibrado para água líquida, atribuiu valores superiores ao real.
Orlando Drumond , 08 Janeiro 2021 - 21:36
Na prática, os valores elevados da precipitação dados pelo Pico do Areeiro “não é real”, garante Victor Prior, delegado regional do IPMA na Madeira. O meteorologista esclareceu ao DIÁRIO que “o valor está sobrestimado devido a neve”, disse.
Acrescentou que em situações de neve, como ocorre hoje, “a referência – para a zona do Areeiro - deverá ser o Chão do Areeiro”, a segunda estação mais alta, localizada abaixo do topo, aos 1590 metros de altitude.
Real é a temperatura negativa que que se faz sentir no Pico do Areeiro desde o final da noite de ontem e que na última hora desceu para -2,4ºC.