Moradores do Lombo Galego relatam noite de terror
Alguns dos residentes deste sítio do Faial estão sem água potável e electricidade
Alguns dos moradores do sítio do Lombo Galego, nas Zonas Altas do Faial, em Santana, relataram ao DIÁRIO os momentos de terror vividos nesta madrugada de sexta-feira.
Devido à forte precipitação que se abateu na Costa Norte da Madeira - devido à passagem da depressão 'Filomena' pelo arquipélago -, a moradia de um casal desapareceu, terrenos agrícolas evaporaram, não há água potável nem electricidade em algumas casas - situação que está a tentar ser resolvida - e as estradas de acesso ao local estão cortadas ao trânsito.
Casal será realojado em Santana
O casal de idosos que ficou desalojado na sequência deste temporal, no Lombo Galego, no Faial, será realojado em Santana.
O testemunho de António Ferreira é elucidativo dos estragos que a chuva causou no Lombo Galego. A mesma enxurrada que 'varreu' a casa de um casal de 60 anos não atingiu por pouco a habitação deste agricultor, que ainda assim se mostrava consternado pelo facto da quebrada ter destruído parte da loja onde guarda aquilo que habitualmente colhe do solo e que esta noite se abateu.
Também outra moradora do sítio assume que a noite passada "foi difícil", com as telhas das casas a voarem por força do vento forte. "E aquele casal, que vivia acolá, fugiu para a garagem, porque eles tinham medo", apontou, mostrando agora alguma serenidade, até porque "as máquinas" já estão no terreno "a limpar" os destroços. "Agora está mais ou menos", aferiu.