Níveis de precipitação não param de aumentar em São Vicente e Achadas da Cruz
No Areeiro a chuva também atingiu o risco extremo... antes do aviso vermelho entrar em vigor
A chuva persistente e por vezes forte que teima em cair na costa norte e regiões montanhosas da ilha da Madeira levou na última hora o Areeiro a atingir também quantidade de nível vermelho, ao superar os 60 litros por metro quadrado (mm) no intervalo de 6 horas. O valor extremo na estação do Chão do Areeiro para este intervalo é agora (até às 18:00) de 63,7 mm/6h. Quantidade ainda assim aquém da chuva mais intensa que tem fustigado São Vicente (93,6 mm/6h) e mais ainda nas Achadas da Cruz/Lombo da Terça (115,8 mm/6h), este último registo representa já quase o dobro do valor a partir do qual a precipitação durante 6 horas é considerada de risco extremo.
Chuva em São Vicente também já atingiu nível de risco vermelho
Chuva não dá tréguas na costa norte e regiões montanhosas. Areeiro perto do risco extremo.
Orlando Drumond , 07 Janeiro 2021 - 16:52
A juntar a estes valores muito significativos registados antes de entrar em vigor o aviso vermelho (válido até às 03:00 da próxima madrugada), destaque-se ao mais de 100 mm de acumulado até às 18 horas desta quinta-feira, nestas três localidades, sendo que a estação meteorológica nas Achadas da Cruz já ultrapassava os 155 mm de precipitação.
Chuva já atingiu nível ‘vermelho’ nas Achadas da Cruz
Santana, Porto Moniz e Prazeres também com valores muito significativos (laranja)
Orlando Drumond , 07 Janeiro 2021 - 15:00
Também muito significativa foi a chuva torrencial ocorrida esta madrugada (entre as 03:00 e as 03:10) na Ponta do Sol, a julgar pelos 14,8 mm/10 minutos apurados na estação meteorológica localizada no Lugar de Baixo.
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo