Direcção Regional de Estatística recruta recenseadores para os Censos 2021
As inscrições já estão abertas e decorrem até dia 15 de Fevereiro
No 2.º trimestre de 2021, o Instituto Nacional de Estatística, I. P. vai realizar o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação - CENSOS 2021, que na Região Autónoma da Madeira vai ser coordenada pela Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM).
"Os Censos vão 'contar' todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. A recolha de dados será feita preferencialmente através do autopreenchimento de questionários pela Internet", explica a vice-presidência do governo em comunicado de impresa.
Neste contexto, e atendendo à dimensão desta operação estatística, a DREM está recrutar cerca de 230 recenseadores na Região, em regime de Contrato de Prestação de Serviços.
As inscrições já estão abertas e decorrem até dia 15 de Fevereiro.
Os recenseadores serão, resumidamente, responsáveis por:
- Distribuir cartas com códigos para acesso a resposta por internet;
- Assegurar a totalidade das respostas;
- Prestar todos os esclarecimentos necessários às famílias sobre a resposta aos CENSOS;
- Recolher/confirmar a informação de edifício;
- Recolher e registar as respostas em alojamentos que não respondem pela internet;
- Proceder à validação da informação recolhida, de acordo com as orientações recebidas.
Candidaturas
As candidaturas são obrigatoriamente formalizadas, até 15-02-2021, através do preenchimento on-line do formulário disponível em recrutamento.ine.pt:
Perfil
Os critérios de selecção são os seguintes:
- Habilitações académicas ao nível do 12º ano (preferencialmente);
- Competências ao nível da microinformática e da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
- Smartphone [Android 5.0 ou iOS 12 ou superior] (com ecrã de 5 polegadas ou superior) com ligação à internet ou Tablet com ligação à internet;
- Capacidade para estabelecer contactos interpessoais, ser cordial, agradável, metódica/o e rigorosa/o; Conhecer bem a zona geográfica para a qual se candidata.
- Disponibilidade aos fins de semana e durante a semana a tempo parcial;
- Disponibilidade de transporte próprio (preferencialmente).
Os candidatos que enquadrem nos requisitos definidos, serão pré-selecionados e convocados para entrevistas de acordo com as necessidades a que se candidatarem e a calendarização da selecção prevista (previsivelmente entre Fevereiro e Março de 2021).
Para serem contratados devem ainda:
- Estar colectados nas Finanças como trabalhador/a independente ou a possibilidade de recorrer ao Acto Isolado;
- Estar inscritos na Segurança Social como Trabalhador/a Independente ou estar Isento/a;
- Não possuir dívidas às Finanças e à Segurança Social;
- Ter disponibilidade para participar em sessão informativa referente à atividade a desenvolver.
Excepcionalmente podem candidatar-se:
- Os trabalhadoras/es que exercem funções públicas podendo acumular essas funções com o exercício de funções públicas remuneradas;
- Os aposentadas/os, reformadas/os, reservistas fora da efectividade e equiparados.
Condições
O Contrato de Prestação de Serviços tem a duração de cerca de dois meses (entre Abril e Junho de 2021) e o pagamento pelos serviços prestados varia em função dos resultados apresentados.
Por exemplo, um recenseador com 600 alojamentos atribuídos e que termine o seu trabalho em 6 semanas receberá em média 1.500 euros.