Sobre o artigo dos idosos
IDOSOS da nossa bela e mágica Ilha da Madeira - No ano velho escrevi isto no meu Facebook a 15/12/2020.
Em ano novo 2021 repito e transcrevo na íntegra o que sinto a 01/01/2021.
Sem palavras para descrever esta situação, no entanto, vou comentar porque tudo isto faz-me muita confusão.
Há muitos anos que este tema é badalado em Seminários, Conferências, Colóquios e até algumas Instituições - IPSS dão cursos gratuitos com o objetivo de cativar as pessoas para o voluntariado com vista ao bem-estar comum das pessoas da terceira idade, chamados de “velhos e descartáveis”, como que se tratasse de um objeto que quando não gostamos deitamos fora.
Fala-se muito mas pouco ou nada se faz.
Altas problemáticas - Solução construir mais Lares e aqui não é só da responsabilidade do Governo Regional é tbm da Igreja Católica.
As mortes anunciadas pelos órgãos de comunicação de Idosos a morrer, alguns já cadáveres nas suas próprias casas - pergunto onde estão os familiares, os amigos, os vizinhos, a Junta de Freguesia dessas localidades e os Centros de Saúde!!!!
É só ver para quem tiver olhos de ver a quantidade de Idosos espalhados e vagueando pelas ruas do Funchal, sem destino porque nada têm para fazer e ocupar o seu tempo livre - Falta de Lares de Dia para responder às necessidades dos Idosos, outra responsabilidade do Governo Regional e tbm da Igreja Católica.
Poderia passar 24h a escrever outras tantas situações.
Vivemos numa sociedade em que todos os responsáveis sem exceção estão constantemente apelando à boa vontade das pessoas para ajudar o outro, o nosso irmão, o meu semelhante...
Fala-se muito mas pouco ou nada se faz.
O valor de uma Sociedade se mede pela forma como se trata:
Os Idosos,
As Crianças,
Os Sem Abrigo,
Os desempregados,
E todas as pessoas com deficiência
Fala-se muito mas pouco ou nada se faz.
Susana Gama