António Costa agradece a Albuquerque e fala em gesto "muito significativo"
Primeiro-ministro recorreu ao Twitter para agradecer a ajuda da Madeira, que hoje recebe três doentes provenientes do continente português
António Costa já telefonou ao presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, para agradecer "o apoio do Serviço Regional de Saúde da Madeira para o acolhimento de doentes do continente em unidades de cuidados intensivos".
É um gesto muito significativo do espírito de unidade e solidariedade nacional com que temos de enfrentar esta pandemia. António Costa, primeiro-ministro
Recorde-se que Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo aceitou esta sexta-feira a ajuda oferecida pelo Governo Regional da Madeira, que disponibilizou na quarta-feira três camas da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Dr. Nélio Mendonça aos doentes que contraíram o vírus em solo continental.
Três doentes já se encontram na Base Aérea de Figo Maduro
Num processo lento e delicado até colocarem os doentes na aeronave - onde vão viajar sedados - estas três pessoas serão encaminhados para o Hospital Dr. Nélio Mendonça.
O voo assegurado pelo C130 da Força Aérea Portuguesa (FAP) irá transportar estes três doentes com covid-19 para a Madeira e deverá sair da Base Aérea de Figo Maduro antes das 18 horas, devendo aterrar em solo madeirense já depois das 19 horas.
Nota ainda para o facto destes mesmos doentes serem transferidos para a Madeira depois de obtida autorização dos próprios familiares para que pudessem ser encaminhados para o Hospital Dr. Nélio Mendonça.
O transporte aéreo será assegurado pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Força Aérea Portuguesa (FAP), estando garantidas todas as condições de segurança, quer durante os transportes terrestres, quer durante a evacuação aeromédica, nomeadamente no que se refere às equipas médicas altamente diferenciadas das entidades envolvidas (Hospitais, INEM, FAP e SESARAM) que acompanharão em permanência estes doentes.