Primeiro doente com destino à Madeira já chegou à Base Aérea de Figo Maduro
RTP avança que a viagem está atrasada e o C130 da Força Aérea Portuguesa (FAP) aterra em Santa Cruz já depois das 19 horas
Os doentes vão viajar sedados e serão acompanhados por equipas médicas e de enfermagem.
Um dos três doentes covid que serão transportados para a Madeira já se encontra na Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, onde o C130 da Força Aérea Portuguesa (FAP) aguarda agora a chegada de outros dois infectados provenientes do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.
A RTP, que captou o momento da chegada da primeira ambulância, pelas 16h31, avança que a viagem com destino ao Aeroporto da Madeira sofreu um ligeiro atraso ao tempo de descolagem inicialmente previsto, pelo que a aeronave deverá aterrar em Santa Cruz já depois das 19 horas desta sexta-feira.
Madeira recebe hoje três doentes com covid-19 de Lisboa
As três pessoas estão em estado crítico e a necessitar de cuidados intensivos. Serão internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça
Nota ainda para o facto destes mesmos doentes, que viajam sedados, serem transferidos para a Madeira depois de obtida autorização dos próprios familiares para que pudessem ser encaminhados rumo ao Hospital Dr. Nélio Mendonça.
O transporte aéreo será assegurado pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Força Aérea Portuguesa (FAP), estando garantidas todas as condições de segurança, quer durante os transportes terrestres, quer durante a evacuação aeromédica, nomeadamente no que se refere às equipas médicas altamente diferenciadas das entidades envolvidas (Hospitais, INEM, FAP e SESARAM) que acompanharão em permanência estes doentes.