Coronavírus Madeira

Recorde as medidas em vigor na Madeira no dia em que param missas no continente

None

A Conferência Episcopal Portugal (CEP) anunciou, na quinta-feira, a suspensão das missas, bem como das catequeses e outras actividades pastorais que impliquem contacto,  a partir deste sábado (dia 23 de Janeiro), devido à situação pandémica que o país está a viver.

Igreja suspende missas a partir de sábado

Em relação à Madeira, a Diocese do Funchal vai decidir quais as orientações a implementar

Sandra Ascensão Silva , 21 Janeiro 2021 - 14:15

A excepção são as exéquias cristãs (funerais e cerimónias fúnebres) devem ser celebradas de acordo com as suas orientações e das autoridades competentes, sendo permitida a presença de familiares nas igrejas, cumprindo as regras de segurança.

Em 14 de Janeiro, a CEP já tinha decido a suspensão ou adiamento das celebrações de baptismos, crismas e casamentos.

Na Madeira, a Diocese do Funchal anunciou que as missas continuarão a ser celebradas e as igrejas vão permanecer abertas, embora as "actividades pastorais" estejam já "reduzidas ao mínimo".

Diocese do Funchal mantém missas

Igreja madeirense não segue as medidas da Conferência Episcopal Portuguesa

21 Janeiro 2021 - 15:05

Recorde que outras restrições estão em vigor em território regional:

Proibição de consumir bebidas de pé ou à porta dos bares

Na reunião de Conselho de Governo da última quinta-feira (21 de Janeiro), o Governo Regional decidiu proibir o consumo de bebidas alcoólicas à porta dos estabelecimentos comerciais e nos estabelecimentos de restauração, bebidas e similares, bem como em todos os lugares que não sejam esplanadas sentadas ou mesas de refeição.

Covid-19 custou quatro milhões em Dezembro

Representam um quarto dos 20,5 milhões de euros gastos em adjudicações no último mês

Rúben Santos , 21 Janeiro 2021 - 07:00

No que diz respeito ao serviço de buffet, tanto nos estabelecimentos de restauração, bebidas e similares, incluindo hotelaria, como em cantinas e refeitórios, "apenas é permitido em sistema de serviço por funcionário e com os alimentos protegidos por divisórias em acrílico ou outro material transparente que garanta a separação do cliente".

A resolução, publicada ontem no JORAM, entrou em vigor às 0 horas desta sexta-feira (dia 22 Janeiro).

Recolher obrigatório

O arquipélago da Madeira tem em vigor até 31 de Janeiro, recolher obrigatório de segunda a sexta-feira entre 19 e as 05 horas.

As medida - aprovada dia 11 pelo Governo Regional e que entrou em vigor dia 13  - resulta do aumento do número de casos de covid-19 associado à variante do vírus detectada no Reino Unido, que colocou alguns concelhos da região em situação de risco elevado.

Refira-se que o novo horário de funcionamento das actividades comerciais não se aplica às farmácias, clínicas e consultórios médicos e veterinários, serviços de oxigénio e gases medicinais ao domicílio e postos de abastecimento de combustível só para abastecimento de veículos.

O executivo madeirense decidiu, igualmente, manter em vigor o recolher obrigatório aos fins-de-semana entre as 18 e as 05 horas, anunciado na semana anterior.

De realçar que o Governo Regional abriu uma excepção ao recolher obrigatório este domingo, 24 de Janeiro, dia de eleições presidenciais, de forma a que toda a população possa votar até às 19 horas.

Governo Regional cria excepção ao recolher obrigatório no próximo domingo

Restrições em vigor até 31 de Janeiro não permitiam a ida às urnas na derradeira hora do sufrágio

Rúben Santos , 21 Janeiro 2021 - 20:47

Suspensão das aulas presenciais no 3.º ciclo e no secundário

O Governo da Madeira decidiu também suspender as aulas presenciais para os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário em todas as escolas da Região, até 31 de Janeiro.

Todos os restantes níveis de ensino - creches, jardins de infância, pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, ensino profissional e especial - mantêm as suas actividades de forma presencial.

Ficam ainda suspensas, até 31 de Janeiro, as actividades extraescolares, de forma presencial.

Élvio Passos , 22 Janeiro 2021 - 17:09

A Madeira sinalizou ontem, 123 novos casos de covid-19 e 79 recuperações, de acordo com a Direção Regional de Saúde. O total de infecções ativas no arquipélago é de 1.875, com 74 pessoas hospitalizadas.

A Região passa a contabilizar 4.185 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 1.875 estão activos, e 31 óbitos associados à doença.

Madeira com 123 novos casos de covid-19

Há ainda 294 novas situações que se encontram em estudo

Sandra S. Gonçalves , 22 Janeiro 2021 - 20:25

Fechar Menu