"É uma oportunidade de abrir as telecomunicações da Região ao exterior”
Rui Rebelo diz que a Madeira passa a estar bem servida em termos de conectividade durante os próximos 30 a 40 anos
O novo cabo submarino foi hoje entregue oficialmente à Região. A entrega simbólica aconteceu esta manhã, durante os trabalhos de ligação do cabo submarino de telecomunicações.
Ruii Rebelo, da Empresa de Electricidade da Madeira, referiu que esta nova conectividade da Madeira com o Continente é uma “oportunidade de abrir as telecomunicações da Região ao exterior”, permitindo uma “maior competitividade entre os operadores de telecomunicações” e um passo importante para o novo conceito de transição digital que tem sido uma das apostas da Região.
“Este cabo vai permitir criar um ambiente de competitividade e diversidade entre os diversos operadores e vai potenciar o aparecimento de novas tecnologias e centros de investigação e de desenvolvimento, permitindo ainda ligações entre os centros de desenvolvimento e inovação da Região com os do Continente”, destacou Rebelo.
Este cabo tem uma capacidade de 30 terabites, de um horizonte temporal enorme, e coloca a Região bem servida para os próximos 30 a 40 anos, sendo benéfico para “o desenvolvimento socioeconómico para as empresas e para os madeirenses”.
Este projecto fica pronto em Maio deste ano. A parti daí a Madeira vai começar a comercializar este cabo, “em condições bem mais competitivas que o cabo que está a ser explorado em regime de monopólio pela Altice e não tem permitido o desenvolvimento das empresas locais que precisam de grande capacidade de conectividade e de preços padrões internacionais para se poderem lançar lá fora”, sustentou Rui Rebelo.