Filipe Sousa agradece empenho dos Sapadores de Santa Cruz
Corporação celebra hoje 89 anos
O Presidente da Câmara de Santa Cruz saúda os Bombeiros Sapadores de Santa Cruz que celebram hoje 89 anos e estão focados na “defesa e na ajuda e salvamento da população quando esta mais precisa”.
Numa mensagem enviada à corporação que está impedida de celebrar esta data festiva devido à pandemia, Filipe Sousa recorda a presença dos Sapadores “nos momentos de catástrofe, nos momentos de doença, na fragilidade humana quando esta torna necessária a mão amiga que ajuda a fazer o caminho, que ajuda na chegada ao médico, que ajuda a afastar o perigo e a salvar pessoas e bens”.
“Creio que ao dirigir hoje uma palavra de apreço e gratidão a estes homens falo por toda uma população, que teve sempre nos nossos bombeiros essa mão amiga que nunca falhou, essa ajuda que esteve sempre presente, essa entrega que nunca cede perante o cansaço, essa coragem que não se deixa derrubar diante de todos os perigos”, escreveu o chefe da Autarquia, salientando que este aniversário é, este ano, assinalado em clima de ‘guerra’ travada contra um vírus “inimigo e invisível que tanto nos tem levado e que não deixa que este ano se celebre o aniversário dos nossos Sapadores como eles merecem”.
O mais importante, refere Filipe Sousa, é que não falte “a justiça de uma homenagem aos homens que não hesitam em pôr-se a caminho mesmo nestes tempos tão incertos em que nunca se sabe o que se pode encontrar do outro lado”.
Como responsável máximo da Protecção Civil Municipal, o autarca presta hoje a “homenagem possível” aos Sapadores e deixa um “agradecimento sincero”.
Recordou o investimento feito nos últimos sete anos, na melhoria e modernização do quartel, no reforço dos equipamentos de protecção pessoal e na renovação da frota de socorro, sem esquecer a valorização profissional destes homens.
“Fomos os primeiros na transição para Sapadores e na actualização do vencimento para essa categoria, quando a lei previa que a mesma fosse feita em vários anos”, salientou o autarca, frisando “um acto de justiça para com estes homens a quem tanto devemos, e que estão sempre lá quando mais precisamos deles. Tudo o que fizemos foi merecido por eles, pela sua entrega, pelo seu trabalho, pela elevada ética, pela dedicação extrema aos outros”.
Por isso, ao Comando dos Sapadores, a todos os homens que compõem a corporação Filipe Sousa endereça hoje “os mais sinceros parabéns por esta data”, renovando o agradecimento “em meu nome e em nome do nobre povo desta nossa Santa Cruz”.