11 voluntários limparam a Praia Formosa
Madeirenses e nómadas digitais juntaram-se esta quarta-feira numa acção ambiental
Onze pessoas juntaram-se esta quarta-feira, na Praia Formosa, com o único propósito de deixar o calhau e o areal sem vestígios de poluição. Num dos espaços mais favoritos dos banhistas encontravam-se muitas garrafas plástico, imenso esferovite, sapatos, tubos, fios, ferro enferrujado e centenas de beatas de cigarros que deram para encher cinco sacos de 150 litros disponibilizados pela Câmara Municipal do Funchal (CMF).
A acção ambiental e pedagógica foi organizada pelo grupo 'Beach Clean Madeira', onde através da rede social Whatsapp se trocam impressões entre residentes e nómadas digitais estrangeiros que escolheram a Região como local de trabalho. Neste lote de voluntários, Vítor Hugo ficou responsável pela organização de tudo.
O madeirense diz que escolheu a Praia Formosa não só por abranger "uma grande área", mas também "porque é muito frequentada pelos madeirenses".
Enchemos os cinco sacos que a Câmara nos deu, portanto, esta praia ficou cinco sacos mais limpa. Também recolhemos uma cama de solário. Demorámos cerca de 1h30 a limpar desde a saída do túnel da Doca do Cavacas até ao Orca Praia. Estávamos distribuídos em duas equipas e o ponto de encontro foi junto ao ilhéu. Quero agradecer à Câmara por nos ter facultados os sacos e as luvas descartáveis. Vítor Hugo
"Graças à colaboração de todos", esperam agora "inspirar outros a fazê-lo". A ideia passa igualmente por continuarem a dinamizar este género de iniciativas, quer em outras praias, quer nas regiões montanhosas "com uma frequência de duas vezes por mês".