Açores com 33 novos casos e 183 doentes recuperados
Os Açores detetaram nas últimas 24 horas 33 novos casos de covid-19, sendo 30 em São Miguel e três na Terceira, e 183 doentes recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
No boletim diário, a entidade refere que os novos casos são "resultantes de 1.053 análises realizadas nos laboratórios de referência da região e de um número indeterminado em laboratórios privados", sendo que em São Miguel, a maior ilha dos Açores e que concentra maior número de casos, 28 são "em contexto de transmissão comunitária" e dois referem-se a "residentes com histórico de viagem ao exterior e análise positiva ao sexto dia".
Na Terceira, dos três novos casos positivos, dois são "em contexto de transmissão comunitária" e um diz respeito a um não residente com análise positiva ao sexto dia, é acrescentado no comunicado.
Foram também registadas 183 recuperações: 175 na ilha de São Miguel, cinco na Terceira, duas no Faial e uma nas Flores.
A Autoridade de Saúde dos Açores adianta ainda que "um caso positivo, identificado em São Miguel, saiu da região à revelia das autoridades".
Estão atualmente internadas nos Açores 25 pessoas, mais duas do que na segunda-feira.
Em São Miguel estão internadas 22 pessoas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, mantendo-se sete pacientes em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
Quanto à ilha Terceira, estão internados dois doentes no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, um dos quais em UCI.
Os Açores têm atualmente 765 casos positivos ativos, sendo 736 em São Miguel, 23 na Terceira, um no Faial, um no Pico e quatro nas Flores.
Foram detetados até hoje na região 3.157 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 23 óbitos e 2.270 recuperações.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 9.028 pessoas dos 556.503 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.